Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Março de 2006 às 22:25

    Imprimir


A Executiva Nacional do PSB decidiu nesta terça-feira recomendar ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que deixe o cargo no governo até o final de março para disputar as eleições de outubro.

Segundo o líder do PSB na Câmara, deputado Renato Casagrande (ES), apesar das especulações de que Ciro poderá compor chapa como vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isso ainda não está em discussão.

"O PSB não está reivindicando a vice. O ministro Ciro é fundamental no processo eleitoral de 2006 e o PSB tem necessidade direta de ter Ciro na campanha", disse Casagrande a jornalistas no Congresso.

"Não sabemos ainda para qual cargo, mas ele terá um papel importante e vai colaborar com o partido." "A discussão de vice se faz lá na frente, junho, julho", acrescentou o deputado. Segundo ele, Ciro ainda vai conversar com Lula.

Casagrande criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na última sexta-feira decidiu que a regra da verticalização continuará valendo para as eleições deste ano, mas garantiu que o partido se preparou para a disputa de outubro em qualquer situação.

A regra proíbe que os partidos façam nos Estados coligações diferentes da aliança nacional. "O TSE errou duas vezes, porque lá e cá tomou decisão política", disse Casagrande referindo-se às decisões de 2002 e da semana passada.

Na sexta-feira, o TSE justificou a manutenção da regra alegando que ela não poderia ser alterada menos de um ano antes do pleito, apesar de o Congresso ter aprovado em fevereiro uma emenda constitucional liberando as alianças eleitorais. Em 2002, o argumento da anualidade não foi considerado quando o tribunal decidiu aplicar a verticalização.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314400/visualizar/