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Educação de Jovens e Adultos é reformulada em Mato Grosso
Para ampliar o atendimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e melhorar a qualidade do ensino, a equipe de Ensino e Currículo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reformulou toda a modalidade. A nova proposta pensada pela pasta está tramitando no Conselho Estadual de Educação (CEE) e deve entrar em vigor ainda este ano.
Conforme a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, entre as alterações previstas pela nova proposta está a diminuição do tempo para o término da educação básica, que hoje tem nove anos e com a nova proposta passará para seis. Também neste sentido, a Secretaria está propondo a diminuição da carga horária presencial diária para três horas (atualmente são quatro horas). A quarta hora será composta de atividades extra-classes.
Na regulamentação atual da EJA em Mato Grosso, a Educação Básica é composta por dois segmentos, que correspondem ao Ensino Fundamental (que tem seis anos); e o Ensino Médio (que tem três anos). Na nova regulamentação cada segmento, bem como o Ensino Médio, fica apenas com dois anos letivos.
“O adulto que vai estudar tem urgência em obter o diploma, porque precisa dele para se inserir no mercado de trabalho. Sem contar que ele tem uma história de vida, com conhecimentos adquiridos ao longo da vida que o diferenciam do aluno regular e essa sabedoria precisa ser respeitada. Lembrando que todas as atividades não perderão em qualidade de aprendizagem”, pondera a secretária adjunta.
Marta esclarece que a reformulação da EJA também alcançou a estrutura curricular. Segundo ela, o modelo que vem sendo utilizado atualmente está baseado no ensino regular e por vezes tem metodologias infantilizadas. “Realinhamos as diretrizes curriculares, adequando-as ao processo de ensino-aprendizado que terá pessoas adultas como estudantes e também incluímos a história da África, dos afro-descentes, Indígena e a Língua Espanhola, além da informática”, acrescenta.
Além disso, a Seduc ainda oferecerá formação continuada aos professores que trabalharam com os jovens e adultos, para que a aula e a metodologia utilizadas em sala estejam adequadas ao perfil deste público. Esta ação tem como objetivo garantir a qualidade do ensino. Outra novidade que a Seduc estuda para revitalizar a EJA é o oferecimento de merenda escolar e livros didáticos específicos, com conteúdos adequados ao jovem e ao adulto.
PÚBLICO – Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) existem hoje no Estado cerca de 833 mil pessoas, com idades acima de 25 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Este contingente representa 63,4% do total da população nesta faixa etária. Para descobrir onde essas pessoas estão, a Seduc realizou em outubro do ano passado um Cadastramento Educacional de Jovens. Neste trabalho cadastrou com nome, endereço e motivo porque não estudam, mais de 406 mil pessoas. Este banco de dados vai possibilitar saber onde está o público alvo em cada município.
Em 2005, a Seduc atendeu em torno de 45 mil alunos nos Ensinos Fundamental e Médio. A meta é atingir em torno de 60 mil pessoas neste ano. Além disso, mais de 42,8 mil pessoas foram alfabetizadas nos anos de 2004 e 2005 e devem neste ano ingressar no primeiro segmento da EJA, que é responsabilidade dos municípios.
O aluno interessado em se matricular deve levar até a escola: certidão de nascimento ou casamento; RG,CPF, Fotografia(se tiver) e apresentar documento de escolaridade anterior (se possuir),caso não possua , também poderá submeter-se a teste de verificação de conhecimentos e habilidades,conforme Resolução 150/99CEE/MT.
Conforme a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, entre as alterações previstas pela nova proposta está a diminuição do tempo para o término da educação básica, que hoje tem nove anos e com a nova proposta passará para seis. Também neste sentido, a Secretaria está propondo a diminuição da carga horária presencial diária para três horas (atualmente são quatro horas). A quarta hora será composta de atividades extra-classes.
Na regulamentação atual da EJA em Mato Grosso, a Educação Básica é composta por dois segmentos, que correspondem ao Ensino Fundamental (que tem seis anos); e o Ensino Médio (que tem três anos). Na nova regulamentação cada segmento, bem como o Ensino Médio, fica apenas com dois anos letivos.
“O adulto que vai estudar tem urgência em obter o diploma, porque precisa dele para se inserir no mercado de trabalho. Sem contar que ele tem uma história de vida, com conhecimentos adquiridos ao longo da vida que o diferenciam do aluno regular e essa sabedoria precisa ser respeitada. Lembrando que todas as atividades não perderão em qualidade de aprendizagem”, pondera a secretária adjunta.
Marta esclarece que a reformulação da EJA também alcançou a estrutura curricular. Segundo ela, o modelo que vem sendo utilizado atualmente está baseado no ensino regular e por vezes tem metodologias infantilizadas. “Realinhamos as diretrizes curriculares, adequando-as ao processo de ensino-aprendizado que terá pessoas adultas como estudantes e também incluímos a história da África, dos afro-descentes, Indígena e a Língua Espanhola, além da informática”, acrescenta.
Além disso, a Seduc ainda oferecerá formação continuada aos professores que trabalharam com os jovens e adultos, para que a aula e a metodologia utilizadas em sala estejam adequadas ao perfil deste público. Esta ação tem como objetivo garantir a qualidade do ensino. Outra novidade que a Seduc estuda para revitalizar a EJA é o oferecimento de merenda escolar e livros didáticos específicos, com conteúdos adequados ao jovem e ao adulto.
PÚBLICO – Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) existem hoje no Estado cerca de 833 mil pessoas, com idades acima de 25 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Este contingente representa 63,4% do total da população nesta faixa etária. Para descobrir onde essas pessoas estão, a Seduc realizou em outubro do ano passado um Cadastramento Educacional de Jovens. Neste trabalho cadastrou com nome, endereço e motivo porque não estudam, mais de 406 mil pessoas. Este banco de dados vai possibilitar saber onde está o público alvo em cada município.
Em 2005, a Seduc atendeu em torno de 45 mil alunos nos Ensinos Fundamental e Médio. A meta é atingir em torno de 60 mil pessoas neste ano. Além disso, mais de 42,8 mil pessoas foram alfabetizadas nos anos de 2004 e 2005 e devem neste ano ingressar no primeiro segmento da EJA, que é responsabilidade dos municípios.
O aluno interessado em se matricular deve levar até a escola: certidão de nascimento ou casamento; RG,CPF, Fotografia(se tiver) e apresentar documento de escolaridade anterior (se possuir),caso não possua , também poderá submeter-se a teste de verificação de conhecimentos e habilidades,conforme Resolução 150/99CEE/MT.
Fonte:
24HorasNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314731/visualizar/
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