Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 04 de Março de 2006 às 08:10
Por: Auro Ida

    Imprimir


A manutenção da verticalização pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições deste ano altera o processo de aliança no Estado, que já vinha sendo costurado pelos partidos. A decisão beneficia principalmente o deputado federal Pedro Henry (PP) que, aparentemente, terá caminho livre para consolidar a sua candidatura ao Senado na chapa do governador Blairo Maggi (PPS).

É que com o desenho das alianças nacionais em andamento coloca o PFL ao lado do PSDB na disputa presidencial, deixando o ex-prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos (PFL), também candidato ao Senado, praticamente fora da reedição da aliança Mato Grosso Mais Forte. A razão é simples: a regra determina que as alianças federais sejam respeitadas nas coligações regionais.

O PP já decidiu que não irá fazer coligação nacional para liberar o partido nos Estados a fazer as alianças que melhor adequar aos seus interesses. Ao lado do PP, o PTB e o PL serão agora valorizados porque também decidiram não ter candidato a presidente da República.

O PPS de Maggi deverá, a partir de agora, concentrar esforços para atrair principalmente o PTB e o PL, que hoje estão mantendo conversação com o PT em razão desses partidos integrarem a base de apoio ao presidente Lula. Outro fato de impacto da decisão do TSE em Mato Grosso é a possibilidade agora real do PFL lançar candidato próprio a sucessão estadual.

"Vamos cobrar do senador Jonas Pinheiro que afirmou, por diversas vezes, que seria candidato se a verticalização fosse mantida", informou o deputado estadual Humberto Bosaipo. "Me deixa fora desse assunto", pediu Jonas Pinheiro. Ele disse que só vai tratar da questão somente após o Supremo Tribunal Federal julgar as ações que deverão ser ajuizadas contra a decisão do TSE e também do Congresso Nacional, que derruba a verticalização.

A tese de chapa pura passa a ganhar mais força dentro do PPS, defendida inclusive pelo presidente da legenda, Percival Muniz. As bases do partido defendem a manutenção da vice Iraci França como vem acontecendo nos encontros regionais da legenda.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315090/visualizar/