Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 04 de Março de 2006 às 06:34

    Imprimir


A Nasa cancelou definitivamente uma missão para estudar asteróides, cinco meses depois de o programa ter sido suspenso por problemas econômicos e técnicos, confirmaram hoje fontes da agência espacial americana.

A sonda Dawn deveria ser lançada em junho deste ano do Cabo Canaveral, no começo de uma viagem de dois anos rumo aos asteróides Ceres e Vesta, que se encontram no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter.

Acredita-se que estes corpos celestes se formaram em diferentes setores do Sistema Solar e que, portanto, têm um processo evolutivo diferente.

O programa de prospecção dos asteróides tinha um custo de US$ 370 milhões, mas a verba havia se esgotado e os cientistas tinham pedido outros US$ 40 milhões, disseram as fontes da agência espacial.

A decisão foi tomada dois dias depois de um grupo de cientistas se queixar ao Congresso de que os planos do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de levar a um homem à Lua na próxima década e de iniciar viagens para tripulados a Marte, se realizarão em prejuízo de programas científicos da agência espacial.

A Dawn fazia parte do programa Discovery de prospecção científica da Nasa. O programa inclui a missão Stardust, que em janeiro deste ano se aproximou da Terra depois de uma longa viagem pelos extremos do Sistema Solar, para liberar uma cápsula que continha partículas de cometas.

Os funcionários da Nasa recolheram a cápsula no deserto do estado de Utah e agora seu conteúdo é objeto de estudos por parte de cientistas de todo o mundo.

A missão da Dawn era considerada especialmente importante porque, segundo os astrônomos, os asteróides são restos da formação do Sistema Solar, que ocorreu há 4,5 bilhões de anos. O seu estudo poderia aumentar o conhecimento sobre a formação do Sol e de seus nove planetas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315152/visualizar/