Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 04 de Março de 2006 às 06:20
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


A manutenção da verticalização para as eleições de outubro próximo dá um novo fôlego ao PSDB de Mato Grosso. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomada e anunciada ontem, traz novamente a discussão sobre uma possível aliança entre o PSDB e o PFL, já que a aproximação dos dois paridos em nível nacional é grande. Para o senador Antero Paes de Barros, possível candidato do PSDB ao Governo do Estado, a decisão foi acertada e favorece a candidatura majoritária do partido.

“A minha opinião sempre foi de que o PSDB não deveria ter pressa porque as regras estavam indefinidas, e eu estava certo”, avaliou o senador tucano ao tomar conhecimento da decisão do TSE. Segundo o congressista, o partido marcou uma reunião para o final do mês de março para definir a candidatura majoritária justamente porque já teria uma definição a respeito das regras eleitorais para o próximo pleito.

Com a manutenção da verticalização, as alianças federais devem ser respeitadas nas coligações regionais. Para o TSE, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que muda a regra para as eleições, aprovada pelo Congresso, só teria validade para este ano se tivesse sido aprovada no ano passado. É o chamado princípio da anualidade, que determina que as mudanças nas regras eleitorais sejam feitas com um ano de antecedência.

“Não tenho dúvida que o partido (PSDB) vai ser beneficiado com manutenção da verticalização, assim como outras candidaturas majoritárias, a exemplo do próprio PT no Estado”, avaliou o congressista ao ser questionado se a permanência da regra favorece a candidatura majoritária do PSDB, que até então estava em “banho-maria”.

No entanto, o senador afirma que qualquer decisão do partido a respeito de candidatura será tomada somente depois da definição do candidato à Presidência da República e do quadro de alianças nacional. “Mas eu não tenho nenhuma dúvida que o PFL e o PSDB deverão estar juntos em nível nacional”, assegurou.

O início das conversações com outros partidos no Estado deverá se dar após uma reunião da Executiva do partido, marcada para o dia 13 de fevereiro.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315163/visualizar/