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Nacional
Sexta - 11 de Janeiro de 2013 às 23:46
Por: Ana Carolina Araújo

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Mesmo com a proximidade da Copa das Confederações, em junho deste ano, a ampliação do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, continua indefinida. O governo do Estado, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Secretaria Nacional de Aviação celebraram um convênio no valor de R$ 100 milhões que serão aplicados na reforma do terminal de passageiros e do edifício-garagem (que será explorado pela iniciativa privada), na finalização da nova torre de controle e na adequação do pátio de aeronaves.

Segundo o superintendente da Infraero em Salvador, José Cassiano Ferreira Filho, as obras começam nesta sexta-feira e deverão ser concluídas em seis meses. Ainda assim, é possível que parte das alterações só fique pronta depois da Copa das Confederações. Segundo Cassiano, a prioridade será o atendimento ao público. Por isso, será dada prioridade à instalação de mais 20 guichês de check-in, ampliação da área de embarque remoto e substituição das esteiras de bagagens, além da instalação de mais 120 câmeras de segurança.

A modificação ajuda, mas não resolve alguns problemas relacionados à demanda do aeroporto, como é o caso da existência de apenas 11 fingers e três esteiras de bagagem. "Nesse período, chegam vários voos de uma vez e as esteiras ficam lotadas, com malas de várias procedências, aumentando inclusive o número de casos de extravios", explica uma funcionária da Infraero que pede anonimato. Segundo ela, os usuários também reclamam muito do embarque remoto, que é feito através de ônibus que levam os passageiros até as aeronaves que estão no pátio. "Além do transtorno e da falta de conforto, esse processo geralmente causa atraso nos voos e vira uma bola de neve", explica.

O aeroporto de Salvador é o oitavo mais movimentado do País e o primeiro do Nordeste. Em 2012, quase 8 milhões de passageiros passaram por lá, segundo dados da própria Infraero. A situação da entrada de turistas na cidade é um dos desafios do novo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Durante o verão, a situação no terminal piora bastante e oferece uma experiência pouco motivadora aos visitantes. "Queremos muito qualificar a cidade para qualificar mais o segmento turístico, e eu preciso agradecer o empenho do governador Jaques Wagner (PT) para que o aeroporto de Salvador se tornasse uma prioridade junto ao governo federal", declarou.

A maior parte dos problemas só será resolvida em definitivo com a reestruturação completa do terminal. O projeto inclui a construção de uma segunda pista de pouso que passaria por uma área de dunas considerada região de preservação. Hoje, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da obra está sendo analisado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) do governo do Estado, e que deve dar seu parecer no final de fevereiro.

As mudanças para quem voa para a Bahia também estão chegando ao interior. O chefe interino da Secretaria Nacional de Aviação, Guilherme Ramalho, afirmou que o Aeroporto de Barreiras será reformado e ampliado com recursos de R$ 49,2 milhões. Já Vitória da Conquista ganhará um novo terminal, a ser construído com R$ 60 milhões. Segundo o vice-governador do Estado, Otto Alencar (PSD), outros R$ 500 milhões serão investidos em 20 aeroportos regionais espalhados pela Bahia. Todos os recursos são do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).





Fonte: Terra

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