Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Março de 2006 às 10:52
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, lançam na próxima segunda-feira (06.03), às 8 horas, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, a "Jornada Técnica da Pecuária", que será realizada em 60 municípios, até o dia 16 de dezembro, beneficiando mais de 5 mil produtores. A iniciativa tem como finalidade levar informações e tecnologias para aumentar a produtividade e a competitividade do rebanho bovino, além de agregar valor à produção. A meta do Governo é realizar eventos semelhantes nas principais cadeias produtivas do Estado.

A investida em todo o elo do complexo pecuário tem início dia 16 de março, em Cáceres (225 km a Leste de Cuiabá). O Município tem um rebanho de 968,418 cabeças e 2.773 produtores. Por meio de palestras e práticas de criação (dias de campo), os participantes receberão informações sobre comercialização, alimentação, manejo, melhoramento genético, sanidade e custos na pecuária. Em uma apostila com 140 páginas os produtores terão acesso às informações sobre todos os temas ligados à pecuária para aproveitar todo o seu potencial.

A programação, que irá apresentar uma “radiografia” sobre tudo que é necessário para ser obter os melhores resultados na cadeia produtiva da pecuária, será desenvolvida em cidades-pólo numa parceria com os sindicatos e rurais órgãos do Governo como Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), além da participação da Federação dos Agricultores do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa).

Estado com o maior rebanho do País, com 26,84 milhões de cabeças, os produtores de Mato Grosso devem-se ajustar-se às necessidades do mercado, tecnificando-se, modernizando instalações e aperfeiçoando a genética dos seus rebanhos. Junte-se a isso, o esforço do Governo e da iniciativa privada para manter o status de região livre da febre aftosa há dez anos.

Em 2006, o Governo, por meio do Indea, dispõe de um orçamento de R$ 35,2 milhões para a campanha de defesa animal. Na última e 3ª etapa da campanha da aftosa de 2005, o Estado, em parceria com a iniciativa privada, obteve o maior índice de cobertura vacinal registrado nos últimos anos, 99,45%.

O programa da Jornada Técnica da Pecuária será coordenado por Vettorato, pelo secretário-adjunto de Gestão e Agronegócios da Seder, Manoel Rodrigues, o coordenador do Programa de Melhoramento da Pecuária (Promepe) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Júlio Malheiros, técnicos da Seder, e o médico veterinário e consultor em pecuária de corte, Zeno Albert.





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315600/visualizar/