Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 02 de Março de 2006 às 09:17
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Enquanto não se tem as regras eleitorais definidas, as articulações e especulações continuam rondando o Palácio Paiaguás e aproximando antigos adversários em futuros aliados. É o caso do PMDB, que nacionalmente discute uma chapa com o PPS e que poderá em Mato Grosso confirmar a candidatura do presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, para a vaga de senador da República. Neste caso o senador Jonas Pinheiro (PFL) seria alçado à condição de candidato a vice-governador, compondo assim a chapa majoritária para reeleição de Blairo Maggi (PPS).

“Acredito que se a disputa for por vários nomes isso fragmentaria qualquer favoritismo, abrindo perspectiva para uma vitória nossa”, disse Silval Barbosa (PMDB) após uma hora de conversa a portas fechadas com o governador Blairo Maggi no Palácio Paiaguás. “Não tratamos de questão eleitoral, vim apenas agendar uma audiência do governador do Rio Grande do Sul e candidato do PMDB à Presidência da República, Germano Rigotto, com o governador Blairo Maggi para a próxima segunda-feira (06)”, disse Silval Barbosa. (Ver box em anexo).

Os rumores da preferência do governador Blairo Maggi (PPS) pela candidatura do senador Jonas Pinheiro (PFL) a vice em sua chapa foram bastante intensos no feriado de carnaval e isso estaria precipitando uma conversa do PFL com o chefe do poder Executivo, já que pelo menos a bancada na Assembléia Legislativa defende o nome do ex-governador Jaime Campos como candidato ao Senado e representante do partido no arco de alianças à reedição da coligação Mato Grosso Mais Forte.

O governador se mantém calado em relação à sucessão estadual, mas conversa em separado com todos os possíveis aliados, principalmente o PMDB, que hoje se encontra próximo do PPS por causa das conversações nacionais. Ambos os partidos realizam no dia 30 de março um seminário nacional para discutir e definir um projeto alternativo para a disputa presidencial, mesmo tendo ambos candidatos à sucessão do presidente Lula. O PMDB vive um dilema nacional entre estar com o PT e Lula e ser uma alternativa própria.

“O governador Blairo Maggi sempre demonstrou interesse em conversar com o PMDB, que nunca fechou as portas para um entendimento, e se isso for bom para o partido posso até disputar o Senado da República”, disse Silval Barbosa, evitando comentar qualquer outro entendimento envolvendo outras siglas como o PFL e o PP, já que ambos e mais o PDT têm candidato ao Senado e devem apoiar a reeleição do governador.

A questão maior seria conseguir unir o PFL em torno da candidatura de Jonas Pinheiro, que naturalmente expurgaria Jaime Campos da disputa para o Senado Federal. O governador está tendo todo o cuidado nas discussões e definições para evitar a ruptura do PFL em dois grupos, o liderado por Jonas Pinheiro, mais próximo do PPS, e o liderado por Jaime Campos, que por falta de opção ficaria mais próximo do PSDB.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315658/visualizar/