Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Janeiro de 2013 às 15:13
Por: Max Aguiar

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá deu início na data de ontem e segue até o fim da tarde de hoje, 11, a retirada dos camelôs da Praça Ipiranga, localizada no centro de Cuiabá. Os vendedores ambulantes estão sendo transferidos para o novo Centro Comercial, que fica ao lado da Feira do Porto.

A reportagem do Olhar Direto foi acompanhar os últimos instantes dos camelôs no centro da Capital e percebemos que apesar de serem transferidos para um novo local, as opiniões continuam divididas.

Ari Oliveira, vendedor de bijuteria a mais de 10 anos, se diz satisfeito com as mudanças. “É bem melhor pra nós em certos pontos. Primeiro vamos sair do sol e da poeira e vamos pra um lugar arejado e ventilado, o problema é a freguesia que ainda vai demorar a comparecer. Mas temos certeza que com um tempo isso melhora”, enfatizou o vendedor.

As retiradas esta manhã estava sendo acompanhada pelo fiscal responsável da prefeitura, Sebastião José Fonseca, que atendeu nossa reportagem e explicou como está acontecendo as mudanças. “Cada um é responsável pelo próprio deslocamento. A ordem que recebemos é que a partir das 18 horas de hoje, ninguém mais esteja aqui. Quem vier ao centro na segunda-feira notará uma grande diferença, principalmente na Praça Ipiranga”, informou o fiscal.

Dos 250 camelôs que ficavam na área central, envolvendo calçadões, Praça Maria Taquara e Praça Ipiranga, 110 já foram transferidos para o Porto. Entre eles a dona Albaniza Matheus, que tem 20 anos de centro de Cuiabá. “Essa mudança nos mostra dois fatores. Aqui no centro é um lugar sem conforto, mas com dinheiro. Lá existe o conforto, mas por enquanto sem dinheiro”, disse sorridente a vendedora de lingerie.

No novo Centro Comercial, que ainda está cheirando tintas, encontramos Odair Medeiros, que é portador de necessidades especiais (cadeirante). Ele disse que temia chegar no local e não achar nada adequado, mas foi surpreendido. “Aqui está tudo construído nos parâmetros. Tem banheiro especial, rampa e corrimãos. Pra mim que sou cadeirante, aqui será muito melhor”, disse Ademir.

Os boxes são divididos por compensados e tem o tamanho de 1,90m de altura pelo mesmo tamanho de largura.O Centro Comercial do Porto foi inaugurado na última semana de 2012, ainda pelo prefeito Chico Galindo.

O Município promete fazer uma fiscalização permanente das praças, que serão realizadas por equipes da secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Polícia Militar. O vendedor que tentar ocupar alguma das praças será convidado a se retirar do local.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31570/visualizar/