Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 11 de Janeiro de 2013 às 08:25

    Imprimir


As eleições para a presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) poderão assegurar formação de chapa única. Ação coordenada pelo candidato do PSD, prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, com apoio da cúpula do partido no Estado, tenta converter em composição de consenso os adversários, prefeitos de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), e Adair José Alves (PMDB), de Alto Paraguai. Os entendimentos evoluíram na quinta-feira e devem ser fechados nesta manhã, em encontro entre líderes do PSD, do PDT e do PMDB, em Cuiabá.

Fonte assegurava ontem a desistência de Adair sobre a liderança de chapa para respaldar o bloco encabeçado por Valdecir, conhecido como Chiquinho do Posto. Pivetta confirmou o contato feito por representantes do PSD, com mais ênfase ontem. Preferiu não antecipar o quadro de possibilidades, destacando que será realizado o encontro "para conversar". "Vamos ter a reunião (hoje) e precisamos discutir as possibilidades. Mas não posso adiantar nada, até porque temos uma posição de ter uma candidatura à presidência da AMM", pontuou Pivetta.

Maior força política está concentrada em Chiquinho do Posto, tanto do ponto de vista de número de prefeitos, 39 pela agremiação, como em razão do respaldo obtido junto a outros partidos, como o PR e o PSB. O presidente regional do PR, deputado federal Wellington Fagundes, confirmou apoio da sigla à candidatura do gestor de Juscimeira. "Antes, a posição de apoio a Chiquinho do Posto era uma opinião minha. Depois fizemos uma reunião no partido e ficou fechado o apoio do PR para o prefeito (Valdecir)", explicou o dirigente partidário.

No PSB, o presidente estadual, Valtenir Pereira, declarou apoio também para Chiquinho do Posto. O aceno político foi pontuado por Valtenir ainda nas eleições municipais de 2012, por questões relativas ao pleito municipal. Nesta semana, o presidente do PSB voltou a frisar a importância do apoio dos prefeitos eleitos pela legenda ao candidato do PSD.

Pivetta se coloca no processo como via alternativa, criticando o atual modelo de atuação da AMM. Ele defende melhorias para os municípios partindo do pressuposto de que a entidade "peca" ao manter alinhamento político "estreito" com o governo do Estado. Esse aspecto, na análise dele, estanca vertentes como evolução sobre cobrança de melhorias para gestões públicas "engessadas". Pivetta é ciente do potencial político de Chiquinho, mas acha importante o aspecto democrático do pleito.

Presidente estadual do PMDB, Carlos Bezerra, tenta amarrar acordo com o PSD que possibilite a Adair ser o sucessor de Chiquinho do Posto, caso obtenha a vitória no dia 30 deste mês, quando serão realizadas as eleições. Termina hoje o prazo permitido pelo Estatuto da AMM para inscrição de chapas, em composição de 16 prefeitos cada. A posse do novo presidente da entidade, para mandato de dois anos, está prevista para o dia 14 de fevereiro. A Associação está sob comando do ex-prefeito de Chapada dos Guimarães Flávio Daltro (PSD).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31620/visualizar/