Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 21:30
Por: Mariana Barboza

    Imprimir


O Carnaval de Olinda, "cidade irmã" de Recife, é predominantemente de rua, com foliões fantasiados percorrendo as ladeiras históricas. Apesar da presença de inocentes fantasias e pistolas d'água, nas ruas de Olinda se repete o clima de Salvador, com casais se beijando sem compromisso.

As fantasias dos foliões impressionam pelo deboche e pelo inusitado. Enquanto as mulheres usam saias curtas e tops lembrando de personagens carnavalescos como baianas, chapeuzinho vermelho e oncinhas, os homens ficam à vontade de sunga no meio da multidão apertada nas ruas estreitas.

Enquanto alguns são mais diretos, outros esperam conquistar com romantismo as folionas, como um jovem que se pendurou em uma janela da conhecida Rua Prudente Moraes com uma rosa na boca. Outro folião pedia em um cartaz: "me dá seu orkut", no verso, o seu e-mail.

Alusões a fatos que marcaram o ano também estavam presentes. Em frente a um bar de Olinda, um grupo instalou um plástico azul com peixes com a palavra tsunami para que pudessem ficar acomodados. A sátira também está presente nos inúmeros blocos que tomam as ruas de Olinda.

São eles que levam música para os foliões, além dos camarotes conhecidos como a Casa da Boa e Caravella Montilla. Os blocos A Mulher do Dia e o Homem da Noite levam bonecos gigantes para as ruas. Já o bloco Virgens do Bairro Novo, há mais de 50 anos, agita o Carnaval.

Além da folia da rua, Olinda também oferece shows no Pólo Fortim, Varadouro e desfile de agremiação no Passódromo. A cidade comemora neste ano o título de 1ª Capital Brasileira da Cultura.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316226/visualizar/