Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 14:03

    Imprimir


Desta vez, produtores rurais da região sudeste de Mato Grosso, é que receberão informações precisas sobre tecnologia, produtividade e perspectivas agrícolas. Nos dias 02, 03 e 04 de março, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realizará em Campo Verde, o TecnoCampo, evento sobre tecnologia para o campo.

Para esta edição, há uma programação diferenciada. Os participantes do TecnoCampo em Campo Verde assistirão ao painel sobre análise da safra 2005/2006, verão o bom resultado de uma lavoura comercial, e saberão o posicionamento político para as dificuldades da safra atual.

No local do evento há um espaço reservado para aproximar as pessoas que trabalham nas diversas áreas agrícolas. Um espaço para troca de experiência e informações entre a cadeia produtiva do agronegócio.

As palestras técnicas abordarão temas sobre doenças, pragas, cultivares, rotação de culturas, adubação e nutrição de plantas, mercado, gestão empresarial e organização da classe produtora. O TecnoCampo foi planejado e será executado para possibilitar ao produtor rural o uso correto da tecnologia no campo.

Todos os avanços tecnológicos para a agricultura serão mostrados durante o evento. Por meio das células, os participantes poderão ver exposição das novidades em máquinas e equipamentos, demonstração de agroquímicos, poderão conferir de pertinho os resultados de produtividade de cultivares (convencionais e transgênicas) adaptadas à região do cerrado.

O TecnoCampo será realizado na Fazenda Filadelphia. As atividades começam às 07h00 e encerram às 17h00. A programação completa do evento pode ser vista em nosso site www.fundacaomt.com.br

Cuidados com pragas na entressafra será abordado no TecnoCampo - Durante os três dias do TecnoCampo que será realizado em Campo Verde, de 02 a 04 de março, na Fazenda Filadelphia, será realizada palestras técnicas que tratarão de assuntos atuais da sojicultura. Um deles é sobre pragas da soja, onde é abordado o tema “Cuidados na entressafra”.

Quem fala sobre este assunto é Lúcia Vivan, do setor de entomologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso. Por meio de resultados de pesquisas em várias lavouras do estado, Vivan apresenta aos produtores rurais e equipe sobre o controle de pragas na lavoura.

A pesquisadora alerta o produtor sobre a importância do planejamento para a próxima safra levando em consideração a cultura de entressafra que pode influenciar no aumento de pragas para a cultura da soja.

Na palestra, Vivan informa aos produtores sobre as pragas que mais atacam a lavoura: percevejo castanho raiz, corós e mosca branca. Para cada um destes existe o manejo adequado, os cuidados técnicos e controle específico.

“Uma das indicações para o controle com percevejo castanha da raiz é o levantamento da área atacada na época da safra e no período de entressafra manter essa área em pousio. No caso de coró, uma das recomendações é a observação de revoadas e o tratamento químico de sementes com inseticidas. Um dos cuidados no controle de mosca branca é para não aumentar a população na entressafra com plantio de plantas hospedeiras”, diz Vivan.

A pesquisadora lembra que estas não são as únicas medidas de controle destas pragas e que durante a palestra no TecnoCampo, os produtores são informados sobre outras técnicas e cuidados com tratamentos químicos.

“Além da palestra, os produtores tem a oportunidade de tirar dúvidas, falar sobre experiências em suas propriedades, trocar informações, enfim, saber das tecnologias aplicadas no controle de pragas. Estamos à disposição do produtor durante os três dias do evento”, ressalta Vivan.





Fonte: Assessoria Fundação MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316333/visualizar/