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Cultura
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 18:14
Por: Jill Serjeant

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Começou como uma simples história de amor entre dois cowboys gays, que críticos de cinema imaginavam se a América iria aceitar.

Mas em três meses, O Segredo de Brokeback Mountain não é só o favorito ao Oscar, mas também já foi incluído na cultura popular norte-americana, inspirando paródias, piadas e desenhos em vários setores, da política à música pop.

Viu o pôster Kickback Mountain, que é uma paródia refletindo o escândalo de corrupção no Congresso dos Estados Unidos? Riu com "os 10 sinais de que você é um cowboy gay" mostrados no programa do comediante David Letterman? Escutou a nova gravação de Willie Nelson chamada "Cowboys are Frequently, Secretly Fond of Each Other?" Viu o filme? Provavelmente não.

"Queria saber como abandonar você" pode ter se tornado a frase mais legal para se dizer durante uma briguinha de namorados, mas com meros US$ 72 milhões nas bilheterias norte-americanas, Brokeback Mountain dificilmente pode ser considerado um blockbuster.

"Há muito mais gente que contou uma piada sobre Brokeback Mountain do que viu o filme. É uma daquelas coisas que realmente transcendeu a si mesmo e recebeu mais atenção do que indicam as bilheterias", disse o especialista em cultura Robert Thompson, diretor do Centro de Estudos de Televisão Popular.

E um atordoado Jake Gyllenhaal disse esta semana, depois de ganhar o prêmio da Academia de Cinema britânica de melhor ator coadjuvante: "Quem imaginaria que isso fosse acontecer?" Em 2004, eleitores em 11 Estados norte-americanos apoiaram emendas para definir o casamento como uma união entre um homem e uma mulher, deixando os analistas da indústria cinematográfica nervosos com a recepção a Brokeback fora dos Estados liberais das costas leste e oeste dos EUA.

Comediantes não conseguem resistir Pessoas fora da comunidade gay responderam ao tema de amor universal do filme. Mas seu lugar na cultura popular deve-se em grande parte ao fato de que a história muda o modo de ver o Oeste dos anos 1950 e 1960.

"A idéia de pegar essa terna e moderna história de amor do século 21 entre dois cowboys e colocá-la numa época do Oeste antigo inspira uma série de piadas", disse Thompson.

"Os comediantes não conseguem resistir, porque todos nós sabemos o que é um filme de cowboy e essa história desafia isso."

Duas das camisas usadas pelos protagonistas do filme foram vendidas por US$ 100 mil na Internet nesta semana.

O sucesso de TV norte-americano American Idol entrou na brincadeira na semana passada, com sua própria versão de "Brokenote Mountain."

Espalhando-se rapidamente pela Internet e por bloggers, a maior parte das piadas à custa de Brokeback são carinhosas e, como tal, foram bem recebidas pela comunidade gay.

Paul Levinson, professor de Comunições e Estudos de Mídia na Universidade Fordham, disse que já havia um interesse crescente sobre os relacionamentos gays na cultura heterossexual.

"Brokeback chegou no momento certo. Era um sucesso de cultura popular esperando para acontecer", disse.





Fonte: Reuters

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