Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 13:25

    Imprimir


Brasília, 24 - O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, avaliou há pouco que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) para o agronegócio em 2005 foi "light perto da real crise que atinge a agricultura". "A crise do setor é muito maior do que indicou o IBGE", enfatizou. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que o PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2005. O crescimento do setor agrícola foi de 0,8% no ano passado.

Ele lembrou que os agricultores "gastaram", ou seja, investiram para colher uma safra de 131 milhões de toneladas em 2004/05, mas os problemas climáticos reduziram a produção de grãos para 113 milhões de toneladas. "O que entrou no PIB foi o resultado de 113 milhões de toneladas, mas os produtores gastaram muito mais. O prejuízo foi muito maior", completou.

De acordo com números divulgados pelo secretário, o valor da produção para os cinco principais produtos agrícolas (soja, milho, arroz, algodão e trigo) caiu para R$ 46 bilhões no ano passado, contra previsão inicial de R $ 59 bilhões. Do valor de R$ 46 bilhões, 83% é referente aos prejuízos ocasionados por queda de preços no mercado internacional e desvalorização cambial. O restante, 17%, é perda por causa de quebra de produção. Para a pecuária, o ano de 2005 como "neutro", disse. "O aumento da produção compensou o recuo dos preços no mercado internacional", comentou. Os 40 casos de febre aftosa descobertos no País, que resultaram no embargo de 56 países à carne brasileira, não tiveram impacto no resultado do PIB no ano passado.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316968/visualizar/