Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 14:42
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


"A piscicultura é uma importante atividade para agregar valor. Vamos transformar a piscicultura e a aqüicultura num importante segmento de Mato Grosso". A declaração foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Clóves Vettorato, nesta quinta-feira (23.02), na abertura da 2ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca do Estado, que se encerra nesta sexta-feira, na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Várzea Grande.

Pela importância do setor, o Banco do Brasil anunciou a liberação de crédito da ordem de R$ 12 milhões para dois mil piscicultores cadastrados nas colônias de pescadores de Mato Grosso. O financiamento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) Pesca tem juros de 3% ao ano e bônus de R$ 700 para o pescador adimplente.

Vettorato defendeu a diversificação da produção como uma medida necessária para se agregar mais valor à produção e gerar mais empregos com o fortalecimento de novas cadeias produtivas. “Esta atividade é extremamente importante que precisa ser desenvolvida porque o Estado de Mato Grosso é conhecido como o Estado das águas”, disse Vettorato, que ao lado do secretário-adjunto de Gestão e Agronegócios da Seder, Manoel Rodrigues Palma, lembrou que o Estado está regulamentando a atividade pesqueira seguindo, rigorosamente, a legislação ambiental.

Projeto de lei de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PPS) foi aprovado em primeira sessão na Assembléia Legislativa, informou Palma. O projeto foi discutido e formatado em conjunto com os piscicultores. O Estado tem 7,5 mil profissionais cadastrados que vivem da pesca.

Na abertura da conferência, o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Zalderan, assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap) para unificar as ações na área de fiscalização e preservação do meio ambiente. “Somos parceiros porque a questão ambiental é um bom indicador da qualidade do peixe”, disse Luiz Henrique.

O secretário-adjunto da Sema aproveitou a oportunidade para pedir apoio ao ministro da Pesca, José Fritsch, para instalar em breve o Parque Aqüícola do Manso para produzir peixes de várias espécies e gerar emprego e renda. O projeto será executado em parceria com a Seder.

De imediato, o ministro acolheu o pedido. Fritsch lembrou que a Sema é importante parceiro para normatizar a atividade da pesca. “Hoje me sinto feliz em dizer que temos uma política de pesca. Ainda estamos longe de outros países, mas estamos no caminho certo”, disse o ministro.

Fritsch informou que a conferência estadual é uma preparação para a conferência nacional, que será realizada em Brasília, entre dos dias 14 e 16 de marcos. Trinta delegados de Mato Grosso vão participar do evento. “A conferência nacional vai ser a reafirmação de colocar o projeto da pesca num programa de desenvolvimento sustentável”, assinalou o ministro.

Ele informou que desde a criação do Seap, em 2003, o Governo Federal em parceria com os Estados vem realizando ações para o desenvolvimento da atividade em todas as regiões. “O peixe é alternativa alimentar do futuro do mundo. Está aumentando o consumo porque o peixe é uma proteína sustentável e saudável”, explicou ele. Promovida pelo Seap, além de avaliar todo o setor da pesca e aqüicultura em Mato Grosso, a conferência estadual está debatendo temas como investimentos, demandas, necessidades, obras e programas para que a pesca se desenvolva ainda mais no Estado. “Este é o momento de avaliarmos o que fizemos nestes três anos na pesca e na aqüicultura em todo o Brasil, e, no caso específico, agora em Mato Grosso”, disse José Fritsch. O encontro debate ainda as ações do Governo Federal nos últimos três anos e definir as ações para o futuro do desenvolvimento do setor.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317232/visualizar/