Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 11:11
Por: João Carlos Caldeira

    Imprimir


Nunca se investiu tanto em restauração e recuperação de prédios históricos em nossa capital como agora. São sete construções históricas que estão em fase final de restauração e até o mês de Julho próximo, estarão inaugurados.

Dentro de poucos meses, poderemos ter orgulho e satisfação em afirmar que Cuiabá terá um centro histórico, a exemplo de Salvador, Recife, Olinda, Fortaleza e Belém que já o fizeram há algum tempo e usufruem o benefício turístico do investimento.

No ano internacional do turismo, a iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a iniciativa privada, pode transformar a capital de nosso estado, num roteiro cultural histórico atrativo e de grande importância para o desenvolvimento econômico. As obras contemplarão a Casa Barão de Melgaço, as Igrejas Senhor dos Passos, do Rosário e São Benedito, o Seminário da Conceição, o Cine Teatro Cuiabá, e o prédio que abrigará o Secretaria de Turismo do Estado, na Praça Ipiranga, além do Palácio da Instrução, inaugurado no ano passado, na mesma praça. Será um conjunto de obras que abrigarão órgãos públicos, igrejas, museus, santuários, além do Cine Teatro Cuiabá, que abrigará a Orquestra de Câmara do Estado.

O prédio do Seminário da Conceição, construído em 1858 e que já abrigou um educandário, o Instituto Histórico, o Centro de Letras, enfermaria e quartel general, quando inaugurado, trará de volta à população o Museu de Arte Sacra, desativado desde 1994.

No andar superior, será instalada a Pinacoteca do Estado, que abrigará a história das artes plásticas de Mato Grosso, importantes acervos e exposições nacionais e internacionais.

Na Casa Barão de Melgaço, continuará funcionando a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, mas ganhará três novas áreas de apoio: Um auditório para 200 pessoas, um salão para recepções e cerimônias e salas administrativas, além de um amplo jardim.

Ressalto que estamos falando de restaurações em prédios históricos que buscam resgatar as características originais da época em que foram construídos, com o acompanhamento e a supervisão do Iphan, e não de simples reformas ou pinturas como se fazia anteriormente.

Apesar de ser passagem obrigatória a todos os turistas nacionais e estrangeiros em visita ao Pantanal e a Chapada dos Guimarães, Cuiabá nunca teve um City Tour decente para oferecer a quem aqui se hospedasse.

Com a recuperação e restauração, poderão ser criadas boas opções de City Tour pela cidade, valorizando nossos costumes, tradições, história e cultura Mato-grossense.

Além dos espaços culturais e religiosos que serão entregues à população e da importância para o turismo, as obras servem de incentivo aos moradores e proprietários de imóveis vizinhos, que se sentem motivados a investir também em reformas e adequações.

Sem contar os sentimentos como a auto-estima, o espírito saudosista e civilidade que despertam em todos nós, que nascemos ou escolhemos Mato Grosso para viver.

João Carlos Caldeira Empresário, jornalista e professor universitário. E-mail: joaocmc@terra.com.br 18/02/06





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318031/visualizar/