Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Fevereiro de 2006 às 15:12

    Imprimir


Cerca de 600 professores indígenas estão sendo formados pelo Governo de Mato Grosso em cursos de magistério e graduação, o que torna o Estado referência na formação dos professores e no atendimento educacional das comunidades indígenas. A formação dos professores e o atendimento dos alunos indígenas foram discutidos pelo procurador da República, Mário Lúcio Avelar, representantes do Ministério da Educação, Funai, entidades que representam os professores e o governador Blairo Maggi na manhã desta sexta-feira (17.02), no Palácio Paiaguás.

“Estamos formando professores índios para que eles possam assumir a gestão e a educação nas aldeias”, informou o gerente de Educação Escolar Indígena da secretaria de Estado de Educação, Sebastião Ferreira de Souza. “Esta formação está sendo discutida junto com os segmentos que os representam, mostrando o respeito às diversidades e a valorização da comunidade indígena dentro de suas especificidades”.

De acordo com o gerente, estão sendo formados no Estado 300 professores indígenas no curso de graduação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Seduc, sendo que 200 universitários colam grau em junho deste ano. Outros 300 professores estão sendo formados no curso de magistério, por meio do “Projeto Hayô”, expressão afirmativa dos nhambikwara que significa “Sim. Bom. Podemos”.

Foi agendada com os participantes da audiência uma nova reunião para o dia 07 de março, na qual será discutida as sugestões levantadas pelas entidades para evolução do modelo pedagógico da formação dos professores indígenas e do atendimento escolar nas aldeias. Na avaliação do procurador da República, Mário Lúcio de Avelar, Mato Grosso é de fato o Estado de referência nacional para o atendimento educacional indígena no Brasil pela diversidade e quantidade de população indígena que habitam o território mato-grossense. “A política educacional indígena nacional só vai bem se Mato Grosso for bem”, enfatizou o procurador. “Há uma necessidade de maior participação das comunidades indígenas na construção desse modelo pedagógico”, afirmou.

O procurador da República em MT afirmou satisfação com a abertura de diálogo com o governo estadual para que possa aumentar esta participação. O gerente de Educação Escolar da Seduc informou que o governo tem se preocupado e desenvolvido ações para atender a demanda crescente da educação indígena e com ensino de qualidade. Neste sentido, foram confeccionados inclusive materiais didáticos específicos para o atendimento educacional da comunidades indígenas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318332/visualizar/