Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 15:56

    Imprimir


O telefone celular é "tão importante quanto a eletricidade e a infra-estrutura básica" para impulsionar a economia dos países em desenvolvimento. A opinião é de Tom Phillips, diretor da GSM Association, entidade que fiscaliza a indústria de telefonia celular internacional e que promoveu nesta semana, em Barcelona, um dos maiores congressos sobre o setor, o 3GSM World Congress.

Para Phillips, o celular pode servir como um "agente de mudança social" ao permitir que "barreiras comerciais sejam quebradas". "Em muitas nações em desenvolvimento, agricultores e pescadores não precisam mais depender de um intermediário para verificar o melhor preço para suas colheitas ou pescas", disse. "Ao invés disso, eles podem ligar diretamente para os mercados e descobrir a melhor cotação."

Potencial

Segundo ele, 75% da população mundial já vivem em áreas cobertas pelas redes de telefonia celular. Mas menos de um terço dos 6 bilhões de pessoas que vivem no mundo tem um aparelho de telefone celular.

Diante de tal potencial de mercado, a empresa americana Motorola já criou um aparelho específico para os países emergentes que custa US$ 30 (cerca de R$ 63). "O telefone celular é a única tecnologia viável que pode unir essa divisão digital", disse Phillips. "É a única solução que não depende de bilhões e bilhões em ajuda financeira que não seria investida efetivamente mesmo que estivesse disponível."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318490/visualizar/