Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 14:40

    Imprimir


Projetos como Natureza Viva, Abraço ao Rio Cuiabá, Pantanal Vivo e Cidade Limpa, foram fundamentais para o reconhecimento das ações do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS). Ele recebeu o Diploma de Destaque Nacional em Meio Ambiente, Ação Social e Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ambiental Biosfera e do Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (IBRAE), criados em 1994.

A solenidade ocorreu no Auditório Alhambra, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no bairro Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O nome do parlamentar foi aprovado por unanimidade pelos Conselhos Diretores das referidas instituições que homenageou outras 40 personalidades de todo o país, ligadas diretamente à preservação do meio ambiente. Além de Sérgio Ricardo, também foram homenageados, o secretário de Meio Ambiente, Marcos Henrique Machado e a Secretária de Turismo, Yeda Marli de Oliveira.

A diretora da Biosfera para o Centro-Oeste, Eliana Motta, disse que a escolha feita pelo Conselho Consultivo foi balizada nos trabalhos desenvolvidos pelo parlamentar em relação ao meio ambiente em todo o Estado.

“Há mais de 15 anos venho acompanhando a luta do deputado em Mato Grosso, especificamente em Cuiabá. Por isso, não poderia deixar de conceder essa homenagem”, destacou Eliana Motta. Para Sérgio Ricardo, trata-se do reconhecimento da sociedade e de órgãos que cuidam da preservação do meio ambiente. “Isso serve para nos motivar a continuar com esse trabalho”, disse o deputado.

Depois de verificar alguns projetos ambientais da Superintendência de Rios e Lagos do Rio de Janeiro, que tem à frente Ícaro Moreno como presidente, o deputado visitou o sistema de despoluição do Rio Meriti denominado Ecobarreira do Rio Meriti, um dos principais canais que liga a baixada fluminense à Baia da Guanabara. Lá, estão em andamento, obras de dragagem e recolhimento de gigogas da Lagoa Rodrigues de Freitas.

De acordo com Sérgio Ricardo, o sistema deverá ser lançado em alguns pontos dos canais que ligam o Rio Cuiabá às baias de Chacororé e Siá Mariana, no Pantanal Mato-grossense, onde o lixo ameaça a biosfera. “É uma forma positiva de combater a degradação das baias que estão sendo ameaçadas pela quantidade de lixo”, afirmou Sérgio. Ele pretende ainda, efetivar por meio de lei estadual, restaurantes populares a exemplo dos que existem em vários bairros do Rio de Janeiro, onde o governo atende a clientela de baixa renda.

Os Restaurantes Populares colocam à disposição dos trabalhadores e da população carente uma alimentação de ótima qualidade por apenas R$ 1. O primeiro restaurante, o Herbert de Souza, foi inaugurado em dezembro de 1999, na Central do Brasil, centro do Rio, onde diariamente são servidas 3.300 refeições. Desde a primeira unidade, outras oito foram implantadas e juntas, em outubro de 2005, serviram mais de 20 milhões de refeições.

O cardápio, com cerca de 1.500 calorias, inclui sempre salada, arroz, feijão, carne (e opção), sopa, guarnição, sobremesa, suco, pãozinho, cafezinho ou chá. Ele foi preparado pela Faculdade de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), seguindo as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador, do governo federal. “É outra opção de melhoria social que temos que aplicar em Mato Grosso”, afirmou o deputado.




Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318523/visualizar/