Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Fevereiro de 2006 às 16:30

    Imprimir


O ataque foi identificado nesta manhã. A praga atua por meio de correio eletrônico que aparenta ser enviado pelo Bradesco. Os usuários expõem seus dados aos ladrões através do Cavalo-de-Tróia Trj/Banbra.BTM.

A PandaLabs detectou uma nova tentativa de cyber-crime contra os usuários Bradesco NetEmpresa. Através de um e-mail que aparenta ser uma comunicação do banco, com a intenção de que os usuários façam o download de um suposto certificador, que na realidade é o troiano Trj/Banbra.BTM.

Se o usuário clica no link, o troiano se instala na máquina e solicita que introduza o CD ou o disquete onde está o certificado digital do banco, assim como a chave mestra. Uma vez feito isso, o Banker.BTM enviará ao seu criador os arquivos correspondentes ao certificado, assim como a chave introduzida pelo usuário. Desta maneira, os ladrões operam com a conta do usuário como se fosse o dono legítimo.

Segundo Luis Corrons, diretor da PandaLabs, “este tipo de ataque vai além do considerado normal como um vírus. Devido à nova dinâmica deste tipo de malware, os roubos de dados bancários são cada vez mais freqüentes. Da clássica imagem dos criadores de códigos maliciosos simplesmente por hobby”, comenta o executivo, “parece claro que, os desenvolvedores deste tipo de vírus apostam, cada vez mais, por viver economicamente de suas criações”.



A Panda conseguiu desativar o endereço para download do arquivo que contém o vírus Trj/Banbra.BTM. “O objetivo da PandaLabs é proteger os usuários de PCs e os clientes de contas bancárias contra códigos maliciosos, evitar que outros usuários sejam infectados com esse mesmo código e dificultar cada vez mais a criminalidade na rede, com a colaboração dos provedores de acesso e de hospedagem de sites além do departamento de polícia, que facilitam o fechamento de endereços que distribuam o código malicioso”.

A Panda recomenda ainda que o usuário faça uma análise detalhada dos seus computadores para verificar se realmente não existe nenhum código malicioso. Para ajudar os usuários a se protegerem das pragas virtuais, a Panda oferece um serviço gratuito, o Panda ActiveScan, que verifica vírus, malware e spyware, e que pode ser acessado no endereço http://www.pandabrasil.com.br

Para evitar os ataques virtais, a Panda recomenda manter sempre atualizado o software anti-vírus. Os clientes da Panda já têm à sua disposição as atualizações correspondentes para detectar e desinfetar o Banker.BTM.

A Panda dispõe ainda, do serviço de Vírus Alerts, um boletim digital, em inglês e espanhol, onde notifica, de forma imediata, a aparição de códigos maliciosos potencialmente perigosos. Para receber o Vírus Alerts, basta preencher o formulário no site da Panda. http://www.pandabrasil.com.br

Prezado(a) Jornalista, veja no anexo a tela do certificador que o vírus mostra para o usuário colocar sua senha. Disponível somente em baixa resolução.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318680/visualizar/