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Seminário de Educação do Campo começa dia 23 em Sinop
Discutir as políticas públicas voltadas para a Educação no Campo. Esse será um dos temas abordados no 1º Seminário de Educação do Campo, que ocorrerá entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro. O evento é realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de outras entidades ligadas ao setor.
Também na ocasião, paralelamente, será realizado o II Seminário de Análise do Discurso da Unemat de Sinop; e as Atividades do Fórum Permanente para Construção das políticas públicas para a educação do Campo de Mato Grosso.
Na segunda-feira (13), durante uma reunião com os membros do Comitê Estadual de Educação do Campo, a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Darsie, disse que chegou a hora de arregaçar as mangas e, se for preciso, trabalhar 24 horas por dia para que a educação do campo aconteça de fato.
“É necessário que o grupo continue integrado. Para isso, vamos disponibilizar o apoio logístico da Seduc e do Centro de Atualização e Formação dos Professores (Cefapro) de Sinop para a realização desse evento”, acrescenta a secretária Adjunta.
A reunião também discutiu a recomposição do comitê permanente inter-institucional, que já vem debatendo a educação do campo, cujo objetivo é propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas do campo. Participarão do comitê representantes de 18 instituições.
Para a construção das políticas públicas para a educação do campo, junto com as instituições e sociedade civil organizada, a Seduc está fazendo um levantamento da situação das escolas localizadas nas zonas rurais, entre estrutura, demanda de alunos e professores. “Tudo isso será debatido neste seminário junto as instituições, precisamos resgatar o ensino do campo, para proporcionar a qualidade da educação”, definiu Marta Darsie.
Além da Seduc, as secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder); e Ciência e Tecnologia (Secitec) compõem o grupo. Também fazem parte do grupo as seguintes entidades educacionais: Conselho Estadual de Educação (CEE), Conselho Estadual Indígena (CEI); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep).
O grupo ainda é composto por entidades ligadas ao setor rural como: A Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento por Atingidos por Barragens (MABE), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Grupo da Consciência Negra (Grucon), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Também na ocasião, paralelamente, será realizado o II Seminário de Análise do Discurso da Unemat de Sinop; e as Atividades do Fórum Permanente para Construção das políticas públicas para a educação do Campo de Mato Grosso.
Na segunda-feira (13), durante uma reunião com os membros do Comitê Estadual de Educação do Campo, a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Darsie, disse que chegou a hora de arregaçar as mangas e, se for preciso, trabalhar 24 horas por dia para que a educação do campo aconteça de fato.
“É necessário que o grupo continue integrado. Para isso, vamos disponibilizar o apoio logístico da Seduc e do Centro de Atualização e Formação dos Professores (Cefapro) de Sinop para a realização desse evento”, acrescenta a secretária Adjunta.
A reunião também discutiu a recomposição do comitê permanente inter-institucional, que já vem debatendo a educação do campo, cujo objetivo é propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas do campo. Participarão do comitê representantes de 18 instituições.
Para a construção das políticas públicas para a educação do campo, junto com as instituições e sociedade civil organizada, a Seduc está fazendo um levantamento da situação das escolas localizadas nas zonas rurais, entre estrutura, demanda de alunos e professores. “Tudo isso será debatido neste seminário junto as instituições, precisamos resgatar o ensino do campo, para proporcionar a qualidade da educação”, definiu Marta Darsie.
Além da Seduc, as secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder); e Ciência e Tecnologia (Secitec) compõem o grupo. Também fazem parte do grupo as seguintes entidades educacionais: Conselho Estadual de Educação (CEE), Conselho Estadual Indígena (CEI); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep).
O grupo ainda é composto por entidades ligadas ao setor rural como: A Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento por Atingidos por Barragens (MABE), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Grupo da Consciência Negra (Grucon), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Fonte:
RMT Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318820/visualizar/
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