Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 12 de Fevereiro de 2006 às 14:30

    Imprimir


“A Assembléia Legislativa está pronta para aprovar todas as medidas necessárias à instalação em Cuiabá da indústria de fertilizantes da Petrobras”. A garantia será dada nesta segunda-feira (13) pelo presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, ao presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli de Azevedo. Silval Barbosa integra, a convite do prefeito Wilson Santos e da senadora Serys Marli, a comitiva de autoridades e empresários que vai ao Rio de Janeiro reforçar a campanha pela escolha de Cuiabá como sede do novo empreendimento. A empresa deve investir US$ 700 milhões na indústria de fertilizantes, gerando 600 empregos diretos e milhares indiretos.

O presidente da Assembléia disse que esta mobilização é muito importante, pois mostra a unidade dos Poderes, do empresariado e da sociedade organizada em torno de um projeto que vai alavancar a economia da Capital e de todo o estado. “Vamos garantir ao presidente da Petrobras todos os incentivos que a empresa possa precisar, seja no processo de importação de equipamentos ou nos benefícios e facilidades a serem concedidos pelo Estado. Tudo que diz respeito à legislação estadual será avalizado pelo Parlamento neste trabalho em sintonia com a prefeitura de Cuiabá, o governo do Estado e a bancada federal”, explicou o presidente da Assembléia.

O deputado silval Barbosa lembrou que esta será a segunda vez que participa desta mobilização pelo fortalecimento da economia de Cuiabá. No dia 5 julho de 2005, Silval participou com o governador Blairo Maggi de uma reunião com o então presidente da estatal, José Eduardo Dutra. “Na época pedimos à Petrobras que utilize critérios técnicos na escolha do local para a instalação dessa indústria. Sabemos do potencial de Cuiabá, que tem grandes chances de obter as melhores avaliações técnicas e com isso, poderá receber todo esse investimento”, disse Silval. A disputa pela fábrica está entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Silval Barbosa lembrou que o fato de Mato Grosso ter água em abundância é uma das principais vantagens para a instalação dessa indústria. “Temos também o gasoduto, que é um grande atrativo e um potencial energético muito grande, que nos permite até a exportação do produto. Além disso, somos o maior produtor de soja e algodão e os maiores consumidores de fertilizantes do país. Enfim, esses fatores nos colocam em condições favoráveis para receber a empresa da Petrobrás”, disse. O Estado ganhará muito, tanto na geração de emprego e renda quanto na produção e no poder de competitividade. Os produtores poderão consumir um produto mais barato e de qualidade. Além disso, a empresa será um atrativo a mais para que outras indústrias se instalem em Mato Grosso, lembrou o deputado.

Na próxima semana, o Executivo deve mensagem para a Assembléia Legislativa, na qual pede autorização para negociar a MT Gás. Em Mato Grosso do Sul, a Petrobras conta com maioria das ações da MS Gás.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319174/visualizar/