Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Fevereiro de 2006 às 18:27

    Imprimir


Santo Afonso, MT – Os secretários Clóves Vettorato (Desenvolvimento Rural) e Ilma Grisoste Barbosa (Ciência e Tecnologia) participaram nesta sexta-feira (10.02), em Santo Afonso (266 km a Médio-Norte de Cuiabá), da reunião mensal dos 12 prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social da Bacia do Alto Rio Paraguai.

Como os consórcios envolvem várias áreas do Governo – agricultura, meio ambiente, turismo, arrecadação de impostos, emprego, educação, saúde, segurança e inclusão social -, a partir de agora a maioria das secretarias devem integrar o projeto, que começa a mudar a realidade sócio-econômica dos 12 Municípios, os quais integram o programa implantado ano passado pelo Governo em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios, anunciou Vettorato.

Na reunião dos secretários de Estado desta segunda-feira (13.02), Vettorato vai apresentar aos membros do primeiro escalão do Governo o funcionamento dos consórcios. “Eu comprei a idéia integralmente e hoje fico muito contente”, disse Vettorato. “Eu acredito tanto nesses consórcios que tenho absoluta certeza que vou conseguir ‘vender’ a idéia para todos os secretários”, adiantou ele. O governador Blairo Maggi já manifestou total apoio às iniciativas dos prefeitos.

Graças a um plano de desenvolvimento regional baseado nas atividades econômicas locais, 40 Municípios estão sendo contemplados com os consórcios intermunicipais implantados ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. São 13 Municípios na Baixada Cuiabana, 12 na região do Alto Rio Paraguai e 15 no Sul do Estado. A meta é formar 15 consórcios no Estado.

A parceria com os prefeitos tem como finalidade fomentar a economia nas regiões para promover o desenvolvimento econômico e social dos Municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo.

A secretária Ilma Barbosa colocou o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) à disposição dos prefeitos para ministrar cursos de qualificação profissional. Ela anunciou que irá formar um consórcio de instituições públicas de ensino e formação profissional para atender a demanda nos Municípios. Entre as instituições, devem fazer parte do projeto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Escola do Governo, a Universidade de Mato Grosso (Unemat), entre outras.

Ilma informou que está a Secretaria de Ciência e Tecnologia será não só elo para atender a atender de mão-de-obra qualificada como desenvolverá pesquisas da cadeia produtiva do consórcio: seringueira, ovinocultura, fruticultura (abacaxi), pecuária de leite, avicultura (frango de corte) e a cultura do pinhão manso. “Vamos unir as experiências públicas para atender o que for público. Tudo que for para somar é interessante”, disse ela.

Durante a reunião, o prefeito de Diamantino, Francisco Mendes (PPS), elogiou a iniciativa do secretário Vettorato em apoiar a formação dos consórcios. “Esse consórcio está dando certo graças a Vettorato (Clóves Vettorato, secretário de Desenvolvimento Rural). Temos uma união muito forte e só assim iremos resolver os problemas de cada Município”, disse Mendes.

Opinião semelhante tem o prefeito de Santo Afonso, Venceslau Campos (PTB). “Essa parceria envolvendo todos os Municípios vai contribuir para superarmos a estagnação econômica e até mesmo social comum aos Municípios”, afirmou Vesceslau.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, destacou a união e parceria que já começam a dar resultados. “Temos onde produzir e como vender o produto”, anunciou ele, citando as cadeias produtivas do consórcio.

Decisões – Os 12 prefeitos decidiram que vão discutir a inclusão do pinhão manso na da cadeia produtiva do consórcio. Serão oferecidas oficinas para capacitação de professores para trabalhar nos projetos. E o prefeito de Campo Novo do Parecis, Jesur Cassol (PPS), será convidado para integrar o consórcio, cuja próxima reunião vai ocorrer dia 10 de março, a partir das 9 horas, em Nova Olímpia.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Gestão e Agronegócios da Seder, Manoel Rodrigues Palma, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Estiveram presentes ao encontro os prefeitos Umbelino Alves (Alto Paraguai), Juvenal Alexandre (Nova Marilândia), Rogaciano Oliveira (Arenápolis), José Elpídio (Nova Olímpia), Massao Watanabe (São José do Rio Claro), Israel Antunes (Denise), Júlio César Ladeia (Tangará da Serra), Mauro Busanaro (Porto Estrela), Vilson Ascari (Nortelândia) e Aniceto Miranda (Barra do Bugres), além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o MT Fomento.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319235/visualizar/