Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 21:30

    Imprimir


Realização de ações para conquistar novos mercados internacionais, consolidar aqueles já existentes e promover reuniões para avaliar essas atividades, a partir de agora serão rotina para a Promoção Internacional do Estado de Mato Grosso, coordenada pela Assessora de Gabinete da Sedtur, Vanice Marques. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (10/02) durante uma reunião promovida pela Sedtur com 10 representantes dos operadores de turismo do Estado.

A reunião faz parte do programa do governo para inserir Mato Grosso no rol dos maiores receptores de turistas internacionais. O Estado conta com a parceria do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para alcançar tal objetivo.

A participação do Estado em workshops e feiras no exterior contribui significativamente para a divulgação de Mato Grosso lá fora, e conseqüentemente parta a vinda de turistas para o Estado. No ano passado, contando com recursos na ordem de R$ 154 mil (verba federal com contrapartida do Governo), Mato Grosso participou de oito ações internacionais, como a 26ª edição da WTM (World Travel Market), uma das principais feiras do calendário de turismo do mundo, que aconteceu entre 14 e 17 de novembro em Londres (Inglaterra).

E os resultados já começaram a aparecer. O exemplo disso pode ser percebido com uma pesquisa realizada no final do ano passado pela Sedtur em parceria com o Sebrae/MT. Segundo a pesquisa, em 2005 houve um crescimento de 26% no número de estrangeiros que visitaram Mato Grosso, comparando-se ao ano de 2004. A expectativa da Sedtur para esse ano é que esse número seja superado, já que o recurso também será maior (embora ainda não divulgado pela Embratur).

Só nesses dois primeiros meses de 2006, a Sedtur já participou de quatro eventos internacionais, sendo o BTL em Lisboa - Portugal; Workshop na embaixada Brasileira em Bruxelas - Bélgica; Fitur em Madri-Espanha e Destination Show Londres - Inglaterra. E ainda em fevereiro o BIT em Milão, Itália, e o Travel Show, em Nova York, Estados Unidos. "Os critérios definidos juntamente com os operadores do estado são para garantir a consolidação do mercado Europeu e conquistar novos mercados. Entre eles estão o Americano, os Emirados Árabes, Asiático e a Escandinavo", explica a secretária Yeda Marli.

Para o diretor de uma das operadoras de turismo (a Pousada do Rio Mutum), Joaquim Mello, essas reuniões são importantes na medida em que aproximam os profissionais do setor, melhorando a viabilização das ações. Ele, que participou da Destinations Show, finalizada no último dia 02, já está confirmado na comitiva mato-grossense que seguirá para Nova York ainda em fevereiro. "São nesses locais que temos a oportunidade de mostrar diretamente ao turista como é Mato Grosso e seus produtos turísticos", avalia.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319370/visualizar/