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Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 21:00

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O governo do Estado está implantando um projeto emergencial de revitalização do Ensino Médio e do ensino noturno em todo o Estado e, em especial, nas escolas estaduais da Capital. O objetivo é melhorar os indicadores de qualidade desta modalidade como o ENEM, que representa apenas uma porcentagem da realidade, e o Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb).

A secretária de Educação, Ana Carla Muniz, explica que a gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está estudando adequações nos conteúdos e metodologias, além de formações de professores e estruturação das escolas de Ensino Médio. O projeto ainda conta com o monitoramento e acompanhamento dos técnicos da Seduc, in loco, nas escolas.

Na parte da estruturação, o governo do Estado entregará no próximo mês de março 74 laboratórios de informática completos às escolas estaduais, sendo que a maior parte será destinada àquelas que ofertam o Ensino Médio. Além disso, até o final do ano, todas as unidades deverão receber laboratórios, graças a um convênio no valor de R$ 21,3 milhões, firmado entre o governo do Estado e o governo Federal para a compra de 320 laboratórios de informática.

Conforme Ana Carla, essas ações visam combater os baixos resultados dos alunos mato-grossenses nos indicadores de qualidade da educação. “As avaliações do Saeb e do ENEM, por exemplo, mostraram dados preocupantes sobre a realidade do Ensino Médio em todo o país e precisamos reverter esta situação. A rede estadual de Mato Grosso aparece entre as 12 melhores, mas mesmo assim, vamos buscar investir ainda mais neste ano, já que fizemos um bom trabalho nos últimos três anos, aumentando o acesso de alunos e monitorar mais de perto as escolas, principalmente as da capital”.

Os estudantes de escolas públicas avaliados no último ENEM obtiveram média de 40,065 (numa escala de 0 a 100), enquanto que os alunos de Mato Grosso conseguiram média de 38,052 pontos.

A secretária ressalta ainda que as escolas mantidas pelo governo no interior do Estado alcançaram índices bem superiores à realidade encontrada na Capital do Estado. Dados do ENEM revelam que 38 municípios obtiveram resultados acima da média nacional e outros 29 acima da média Estadual, enquanto que Cuiabá ficou abaixo da média do Estado.

Entre as ações desenvolvidas no ano de 2005 pela Seduc no Ensino Médio, pode se destacar: a formação de professores do Ensino Médio, como o curso de Língua Espanhola oferecido a 133 docentes; realização de seminários com os coordenadores pedagógicos; e diversas formações como o projeto Haiyô, de magistério para professores indígenas.

A Seduc também está investindo na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental. Na última quinta-feira (09.02), o Governo do Estado lançou o projeto Eterno Aprendiz, no qual serão investidos mais de R$ 10 milhões, na qualificação de 5,8 professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental.





Fonte: Da Assessoria

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