Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 15:09

    Imprimir


O Mestrado em Estudos de Linguagem (MeEL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza na próxima segunda-feira, 13, duas atividades relacionadas à literatura regional. No período da manhã, a partir das 09h, a mestranda Marta Cocco defende a dissertação ´´Identidades em Questão: Regionalismo e Literatura em Mato Grosso. A deefesa será na sala 07 do Instituto de Linguagens (IL).

À tarde, a partir das 14h30, no mesmo local, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFMG), Maria Zaira Turchi profere a palestra ´´O Insólito em José J. Veiga´´. De acordo com ela, J. Veiga ´´destaca-se na literatura brasileira contemporânea, com contos, novelas e romances que investigam a condição humana submetida à opressão e à violência de diferentes tipos de poder. A crítica tem-se posicionado ora aproximando a narrativa de José J. Veiga do gênero fantástico, ora do absurdo ou do alegórico, às vezes do realismo maravilhoso``.

Em sua apresentação, ela pretende deter-se no exame das principais linhas temáticas e formais dos contos de José J. Veiga, ´´mostrando de que modo o escritor elabora seu discurso ficcional na esfera do realismo maravilhoso e do fantástico. Sem a pretensão de aprofundar em teorizações sobre o gênero, pretende-se mostrar que os contos de Veiga não se circunscrevem a um único território, mas realizam-se nessas variações de graus e de modos do insólito, nas fronteiras entre as dimensões do real-fantástico, do real-absurdo e do real-maravilhoso``.

Maria Zaira Turchi é doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) na graduação em Letras e no mestrado e doutorado em Letras e Lingüística. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística de 1999 a 2003, coordenadora Geral da Pós-Graduação na UFG de 2004 a 2005, é Editora da Revista Signótica, diretora da Faculdade de Letras da UFG e Coordenadora do GT de Leitura e Literatura Infantil da ANPOLL.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319420/visualizar/