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Politica Brasil
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 19:00

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Estiveram visitando durante a tarde de terça-feira (07), a BR-163, técnicos da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), com a finalidade de avaliar a real situação da rodovia no trecho de Guarantã do Norte até a cidade de Santarém no estado do Pará.

Composta por quatro pessoas, a equipe pode ver de perto como estão as condições da estrada e também os pontos que oferecem mais dificuldades para a pavimentação, que está nos planos do Governo Federal.

Além de técnicos da ANTT, fazem parte da equipe dois professores da Universidade de Santa Catarina, que colhem amostras do solo e ainda avaliam que tipo de pavimento é mais indicado para determinados pontos da BR-163.

Segundo Glicério Trikes, professor da Universidade, disse em entrevista, que em alguns pontos será aconselhado as empresas que forem executar a obra o uso de cimento "o estudo que estamos fazendo deverá ser concluído dentro de 60 dias para fazer esta avaliação, nós também vamos nos calcar sobre projetos que já estão em andamento e com os ensaios que vamos fazer aqui, podemos ter uma visão de que tipos de materiais serão utilizados aqui, principalmente voltados para o uso de produtos cimentícios", destacou.

Para a secretária de infra-estrutura, Nivia Calzolari, a visita serve para acelerar o processo licitatório que será feito pelo Governo Federal " com essa visita, o que eles coletarem aqui servirá para ajudar no processo fazendo com que assim que liberada a pavimentação a obra transcorra com mais rapidez", disse.

O governo vai acompanhar o estudo feitos pelas empreiteiras por meio de uma comissão formada pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A nova modalidade de contratação pública, de consórcio, surgiu por conta da Lei das PPPs e parte de legislação que já existia, para agilizar todo o processo. O consórcio é uma concessão administrada, o governo só começa a desembolsar com a prestação do serviço, em um contrato de provavelmente 30 anos, diferentemente dos contratos atuais.

O responsável pelo setor de gestão do programa de transportes terrestres, José Maria, acrescentou que a vistoria serve para que os técnicos apresentem ao Ministério os dados colhidos entre eles viabilidade técnico-econômica "tudo isso é para oferecermos as empresas que vierem a explorar a concessão tenham real conhecimento de tudo que ocorre ao longo da BR-163, colocando assim todos os detalhes sobre construção e manutenção da rodovia durante o tempo que durar a concessão", disse.





Fonte: 24 Horas News

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