Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 07 de Janeiro de 2013 às 14:55
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


A falta de harmonia entre os elos da cadeia produtiva da carne é um dos grandes problemas que entravam o desenvolvimento do sistema de confinamento bovino em Mato Grosso. Essa observação é fruto de um estudo desenvolvido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) juntamente com universidades.

A publicação “Diretizes para o desenvolvimento da pecuária de corte de Mato Grosso”, resultado da integração entre pecuaristas e acadêmicos, diz que a falta de coordenação entre os elos é lembrada por pecuaristas de diversas regiões do Estado.

O problema seria marcado pela falta de estreitamento e diálogo entre os setores primário, secundário e terciário da cadeia da pecuária de corte. “Tanto a indústria de insumos como a indústria frigorífica impõem preços ao pecuarista”, consta da publicação.

A solução trazida pelo estudo consiste em estabelecer parceiras e alianças “que favoreçam e criem ambientes de negócios onde as transações possam ser suportadas por contratos”.

Mais problemas

Outros problemas que entravam o crescimento da atividade de confinamento, segundo apurou o estudo, são a dificuldade na aquisição de animais; custos elevados da atividade em geral; impactos ambientais; complexidade na comercialização dos animais; dificuldades de manejo; elevada utilização de caroço de algodão da alimentação; falta de mão de obra e problemas sanitários.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31975/visualizar/