Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 06:50

    Imprimir


As críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao governo e ao PT provocaram ontem bate-boca na tribuna do Senado. A oposição endossou as afirmações de Fernando Henrique, para quem "a ética do PT é roubar". "Nunca se roubou tanto nesse país; essa é que é a verdade", atacou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Em tom de campanha eleitoral, Virgílio disse que o presidente Lula "perdeu a condição de ser candidato majoritário". Numa guerra de discursos e apartes -na qual os dois lados invocavam o direito de réplica -, o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), ocupou a tribuna para reagir.

"A oposição vai ter de enfrentar o debate do que foram os três anos do governo Lula até agora com os oito anos de Fernando Henrique", gritou Mercadante. "Digam o que vão fazer de diferente!", insistiu. Mercadante seguiu, na prática, estratégia traçada no Palácio do Planalto, que é a de comparar a administração do PT com a do PSDB. Agora, o novo mote governista é insistir que tanto o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), como o governador Geraldo Alckmin (PSDB) - os dois postulantes do PSDB à Presidência - são "mais do mesmo". Para não pôr mais lenha na fogueira, Mercadante não usou exatamente esse termo. Disse apenas que a oposição tem "dificuldade" de debater as "realizações" do governo. Mas foi cauteloso ao ser desafiado por Virgílio a comprovar a veracidade da chamada "lista de Furnas". Chegou mesmo a admitir que a lista pode ser falsa. Divulgados pelo lobista Nilton Monteiro, os papéis citam políticos de quase todos os partidos - especialmente do PSDB e do PFL -, que teriam recebido dinheiro de caixa dois da estatal Furnas nas campanhas. Não há nenhum nome do PT. "Torço para que isso tudo não seja verdade, para que a lista não tenha procedência e para que esse episódio traga responsabilidade aos homens públicos, principalmente, aos que acusam sem provas".




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320069/visualizar/