Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 07:37

    Imprimir


Apenas 26 dos 385 ônibus da frota que atende o transporte coletivo de Cuiabá estão em plenas condições de trafegar. Os coletivos receberam o ‘selo de vistoria’ da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU). É o que afirma o diretor de Transportes de Cuiabá, Cláudio José da Silva. Essa vistoria, que deu o selo a apenas 7% dos ônibus, é obrigatória e realizada anualmente pela secretaria.

A primeira fase de inspeção que resultou nesses dados alarmantes aconteceu na semana passada e desde ontem a equipe técnica da SMTU já começou a percorrer as empresas as quatro empresas de transporte coletivo da capital para verificar se as irregularidades já foram reparadas. Caso isso não tenha acontecido, as empresas serão multadas e alguns casos, dependendo da gravidade, os veículos serão impedidos de rodar.

“É uma vistoria criteriosa e bem completa. Se uma lanterna estiver queimada ou quebrada por exemplo, o veículo já não passa na vistoria, neste caso a empresa recebe um prazo para que o reparo seja feito. O que nos surpreendeu é que nesta primeira leva de vistoria, apenas 26 ônibus receberam o ‘selo’, por não apresentarem nenhuma irregularidade”, disse.

Cláudio explica que somente em casos em que as irregularidades encontradas nos veículos comprometam a segurança os carros são automaticamente impedidos de rodar até que os itens apontados pela fiscalização sejam regularizados. “São quesitos como pneus, freios, direção, regulagem de portas, visibilidade, sinalização e equipamentos de segurança obrigatório. Todas as empresas apontaram esses quesitos, mas resolveram arrumar na hora em que a fiscalização estava na local para não prejudicar o fluxo da frota, e nenhuma foi impedida de rodar”, disse.

O diretor relata que, das irregularidades encontradas nos ônibus, as campeãs em incidência são documentação irregular, problemas na parte elétrica, limpeza interna dos veículos e ausência de saída de emergência.

Dos veículos vistoriados, foram reprovados 70 da empresa Age Transportes, 71 da Norte/Sul, 70 da Princesa do Sol e 160 da Nova Cuiabá.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320249/visualizar/