Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 07:30

    Imprimir


Os remanescentes de quilombolas comemoraram a conclusão do relatório do Incra. "Esta área foi doada a nossos antepassados. É por esta razão que sempre lutamos por ela. Agora temos um estudo comprovando que legalmente ela nos pertence", diz entusiasmada Gonçalina Eva de Almeida, secretária da Associação Sesmaria Boa Vida - Quilombo Mata-Cavalo, que foi criada há 10 anos para defender o direito dos remanescentes de escravos.

Conforme ela, há 120 anos a área do Quilombo Mata-Cavalo foi doada aos negros por Ana Tavares. Os quilombolas têm o documento comprovando a doação. Esse título, porém, nunca foi reconhecido oficialmente.

Em 2000 a Fundação Cultural Palmares concedeu um título de domínio aos quilombolas, dando a eles o direito a 11 mil hectares. O título foi considerado nulo pelo juiz federal Jefferson Schneider, tendo em vista que ele não cumpriu o processo legal.

Quilombo - Historicamente quilombos foram áreas de resistência, para onde iam negros escravos que fugiam dos açoites e das condições subumanas de vida nas fazendas. O mais conhecido deles foi o Quilombo dos Palmares, no estado de Alagoas. Em Mato Grosso, a referência foi o Quilombo do Quariterê, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Modernamente, aceita-se também uma segunda conotação para quilombo: áreas ocupadas tradicionalmente por descendentes de escravos, que vivem da cultura de subsistência com exploração de recursos naturais, como em Mata-Cavalo. (JP)





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320252/visualizar/