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Lojas deixam de aceitar cheque para evitar inadimplência
Os consumidores reclamam: ao entrar na loja, lá está a placa "não aceitamos cheques". Ou, mais complicado ainda, eles podem descobrir que o cheque não é aceito apenas na hora de pagar.
Os lojistas não são obrigados a receber cheques, de acordo com o Procon-SP (órgão de defesa do consumidor). Mas o comerciante deve informar de maneira clara e antecipada (as conhecidas placas) que o local não aceita o meio de pagamento.
Não há uma estimativa de quantos lojistas aceitam ou não cheques. Mas, com o aumento da inadimplência, mais comerciantes passaram a vetar o meio de pagamento.
No Bom Retiro, muitos comerciantes decidiram não aceitar mais cheques. "Desde o fim de 2005, paramos de receber. Era tanto cheque sem fundos que comprometia as finanças da loja", diz gerente da loja JY, Cida Reis.
Na 25 de Março, algumas lojas só aceitam cheque de cliente cadastrado. "Tem gente que reclama, mas oferecemos a opção do cartão de crédito", diz Fábio Issa, lojista da 25 de Março. "Mesmo limitando as vendas, é menos arriscado não receber cheques", conclui.
Os lojistas não são obrigados a receber cheques, de acordo com o Procon-SP (órgão de defesa do consumidor). Mas o comerciante deve informar de maneira clara e antecipada (as conhecidas placas) que o local não aceita o meio de pagamento.
Não há uma estimativa de quantos lojistas aceitam ou não cheques. Mas, com o aumento da inadimplência, mais comerciantes passaram a vetar o meio de pagamento.
No Bom Retiro, muitos comerciantes decidiram não aceitar mais cheques. "Desde o fim de 2005, paramos de receber. Era tanto cheque sem fundos que comprometia as finanças da loja", diz gerente da loja JY, Cida Reis.
Na 25 de Março, algumas lojas só aceitam cheque de cliente cadastrado. "Tem gente que reclama, mas oferecemos a opção do cartão de crédito", diz Fábio Issa, lojista da 25 de Março. "Mesmo limitando as vendas, é menos arriscado não receber cheques", conclui.
Fonte:
Agora
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