Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Fevereiro de 2006 às 07:20

    Imprimir


As direções do PT e PL se reúnem hoje, a partir das 09h, para discutir a possível formação de uma aliança em torno da candidatura petista da senadora Serys Marly ao governo do Estado. É o primeiro encontro formal entre as duas legendas e deve ser estendido a todas as siglas da base de apoio ao presidente Lula.

De acordo com o vereador por Cuiabá Lúdio Cabral, o encontro ocorre na sede do PT/MT. Toda a executiva petista estará presente, inclusive a senadora Serys, que é presidente do partido no Estado. O PL será capitaneado pelo deputado federal Wellington Fagundes e alguns correligionários da Capital.

Além do PL, o PT pretende intensificar também o diálogo com o PMDB. As duas legendas já decidiram fazer o debate juntamente com o PL de Mato Grosso e não descartam apoio a Serys, apesar de frisar também que o bloco pode lançar candidato próprio ao Palácio Paiaguás ou migrar para a base do governador Blairo Maggi (PPS).

"A nossa estratégia é buscar conversações com toda a base do presidente Lula e estender ao máximo o diálogo", afirmou ontem, Lúdio. Nacionalmente, o PMDB ensaia disputar o Palácio do Planalto através do ex-governador Anthony Garotinho e os governadores Germano Rigotto (RS) e Roberto Requião (PR), que garante ainda alimentar o sonho de disputar a sucessão presidencial.

"Já temos mantido conversas informais com o PMDB, PC do B, PSTU e PSB. Vamos aguardar esses novos encontros", completa Lúdio. Apesar do entusiasmo petista, o fim da verticalização pode prejudicar o projeto da sigla. Com o fim da obrigatoriedade de repetição da alianças nacionais nos estados, os aliados não descartam a possibilidade de se afastar do PT no Estado.

Além de Serys, apenas o governador Blairo Maggi admite publicamente candidatura ao governo. As direções do PSDB e PFL também ensaiam participar do pleito, mas não escondem que o interesse é eleger candidatos a deputado federal e senador, respectivamente. No caso dos tucanos, a prioridade é a eleição do ex-governador Dante de Oliveira deputado federal. Os pefelistas não recuam com a pré-candidatura do ex-prefeito Jaime Campos ao Senado.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320540/visualizar/