Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Fevereiro de 2006 às 12:10

    Imprimir


O Reino Unido e os Estados Unidos destacaram hoje a importância de levar ao Conselho de Segurança da ONU o caso sobre o programa nuclear do Irã. Representantes dos dois países na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) classificaram a resolução a respeito do tema aprovada hoje pelo Conselho de Governadores da organização como "uma mensagem de preocupação" da comunidade internacional.

"Esperamos que os líderes do Irã ouçam a mensagem que lançamos hoje, uma mensagem de preocupação, que lhes pede que escolham um caminho de cooperação e colaboração, e não um de confronto", disse o embaixador dos EUA na AIEA, Gregory Schulte.

Já o embaixador britânico, Peter Jenkins, expressou sua "preocupação" e destacou que o Conselho da AIEA não entende "por que o Irã está tão empenhado em desenvolver sua capacidade de enriquecimento de urânio neste momento".

"Depois da próxima reunião do Conselho da AIEA em março, o Conselho de Segurança da ONU poderá - se necessário - aplicar uma pressão adicional sobre o Irã", explicou o diplomata britânico.

"Temos agora um mês até que o Conselho da AIEA se reúna.

Esperamos que o Irã aproveite esta oportunidade para restabelecer a confiança internacional", acrescentou Jenkins.

Schulte destacou que "uma maioria arrasadora votou a favor do envio do caso ao Conselho de Segurança": "Só uns poucos países se isolaram e tiveram vontade de votar a favor do Irã em seu isolamento".

A resolução aprovada hoje foi rejeitada por Cuba, Venezuela e Síria, ao passo que Belarus, Indonésia, Líbia, Argélia e África do Sul se abstiveram.

Os outros países, entre eles Brasil, Argentina, Colômbia e Equador, votaram a favor.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320713/visualizar/