Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 21:10

    Imprimir


Durante visita aos 300 estudantes do Terceiro Grau Indígena, em Barra do Bugres - Campus da Unemat -, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, também discutiu a realização do concurso específico para professores indígenas, que acontecerá ainda neste ano.

Durante o encontro ficou definido que o Edital do concurso, que é pioneiro no país e terá 80 vagas, será elaborado por uma comissão. Este grupo de trabalho será composto por diversas entidades, como a Seduc, Conselho Estadual de Educação (CEE), Sintep, CEI, Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso (Oprimt), entre outras.

O edital deverá contemplar e ser formulado para atender cada uma das 39 etnias representadas em Mato Grosso. Contudo, a secretária afirmou que, apesar de ser elaborado em conjunto com entidades que representam a nação indígena, o Edital deverá seguir todas as normas legais e jurídicas.

Além disso, ela salientou que com esta ação o governo do Estado demonstra mais uma vez sua preocupação com a diversidade cultural existente em Mato Grosso e conseqüentemente com a educação indígena.

“Ao oferecer o curso superior para os povos indígenas, Mato Grosso se tornou pioneiro no País e agora, saímos à frente novamente e com uma ação democrática. Com o concurso, os professores como funcionários efetivos do Estado terão garantia de uma aposentadoria”, observou Ana Carla.

A próxima reunião da comissão ficou marcada para o dia 13 de fevereiro na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A discussão contou com a presença do reitor da Unemat, Taisir Karim, da secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, do coordenador do projeto, Elias Januário, do vice-presidente do Conselho Estadual Indígena (CEI), Filadelfo Umutina, e de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do colegiado do curso, além de técnicos da Seduc e da Unemat.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321096/visualizar/