Sinop terá base contra incêndios florestais
A base de operações aérea e terrestre para o combate aos incêndios florestais no Norte do Estado já tem área definida. O terreno será cedido pela prefeitura por meio de doação junto ao Governo do Estado fica nos arredores do sítio aeroportuário de Sinop (500 Km ao Norte de Cuiabá), área do Aeroporto João Figueiredo.
Os pontos das futuras instalações foram mensurados e georreferenciados no local, através da equipe técnica da prefeitura em conjunto com uma empresa particular. Restam ainda, antes do aval do Governo do Estado, para início das obras, o projeto e o licenciamento ambiental (a cargo das secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente), a análise do projeto de construção da obra pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Comando da Aeronáutica (Comaer).
A estrutura da base de operações aérea e terrestre para o combate aos incêndios florestais será criada dentro do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), responsável pelas operações de defesa ambiental no Estado. Os recursos são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possibilita, por meio do Fundo Amazônia, o desembolso de recursos em operação financeira até o limite de R$ 12.625 milhões, cujo contrato foi assinado pelo Governo do Estado em dezembro de 2011.
Segundo o major e piloto do Corpo de Bombeiros, Vladimir Zanca, o prazo de execução do projeto será de 24 meses. “Ambas as instituições têm interesse que seja iniciada as obras o quanto antes. Já foram disponibilizados alguns recursos do Fundo, como a entrega de caminhonetes para atender as regiões que terão bases terrestres de combate aos incêndios florestais”, explica. (Assessoria) A.N
Comentários