Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 14:31

    Imprimir


A coordenadoria de pesquisa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) através de seus técnicos realizou um levantamento sobre as culturas cultivadas e áreas produtoras de hortaliças. O biólogo Nesvaldo Bento Oliveira participou na conclusão dos dados das culturas de mandioca e alface. Segundo ele, a metodologia utilizada foi a confirmação dos dados da Secretaria Municipal de Agricultura, Empaer e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo esses dados, a alface é a folhosa mais cultivada no estado, com uma área de 70 hectares, seguido pelo cheiro verde, com 37 hectares. A cultura da mandioca, tradição em Mato Grosso tanto para consumo in natura como industrializada, ocupa uma área de 27,3 mil hectares, produto que ocupa a maior área.

O engenheiro agrônomo da Empaer e especialista na cultura da mandioca, Almir Souza Ferro, analisa que no ano de 2005 a cultura manteve sua área de plantio em 27,3 mil hectares, com uma produtividade de 13 mil a 14 mil quilos por hectare. E para este ano, a previsão é ampliar a área em 10%, podendo chegar a 30 mil hectares.

Segundo Almir, a assistência técnica da Empaer vai auxiliar os produtores no uso de tecnologia como por exemplo, recomendando o espaçamento e assegurando 10 mil plantas por hectare, utilização de maniva selecionada e com tamanho de 20 centímetros para o plantio e plantar somente em duas épocas, a primeira acontece no meses de setembro e novembro e a segunda, fevereiro, marco até abril. O especialista acredita, que com essa recomendação a produtividade pode chegar a 20 mil quilos por hectare.

Em 2005, a cultura do milho verde foi cultivada em uma área de 650 hectares. Algumas áreas foram irrigadas, chegando a produzir três vezes ao ano. Os técnicos acreditam que a cultura do milho poderá ter a área ampliada em mais de 10% neste ano. Conforme o quadro abaixo, as hortaliças com maior área de cultivo são; mandioca, milho verde, alface, abobrinha verde e outros.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321479/visualizar/