Vendas no setor reduziram em novembro de 2012
(Foto: Gilson Abreu/ Fiep)
As vendas industriais do Paraná caíram 0,36%, em novembro de 2012, de acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), divulgado nesta sexta-feira (4). A redução, em relação ao mês de outubro, já era esperada, uma vez que novembro tradicionalmente corresponde a um período de queda das atividades.
Ao todo, 18 segmentos foram pesquisados e oito tiveram participação mais significativa para esta queda.
Destaque para o setor de metalúrgica básica, com queda de 26,98%, após aumento de 78,57% em outubro, e de produtos têxteis, que reduziram em 16,79% a produção. As áreas de refino de petróleo e produção de álcool e veículos automotivos também apresentaram retração significativa com 13,98% e 5,29%, respectivamente.
Em contrapartida, os melhores resultados foram verificados nos setores de edição e impressão, 59,94%, e material eletrônico e de comunicações, 43,80%.
Ainda segundo dados da Fiep, quando observado o destino das vendas da indústria paranaense contata-se redução nas realizadas dentro do estado e para outros estados do país, porém, crescimento de 23,56% nas exportações.
Empregos e salários
Assim como as vendas, também houve queda no número de trabalhadores em 13 dos 18 setores pesquisados. A redução foi de 0,31%, contudo, o emprego diretamente ligado à produção subiu 0,17%. Ao se analisar a massa salarial líquida, em relação a outubro, registrou-se em novembro aumento de 6,81%.
Comentários