Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 28 de Janeiro de 2006 às 08:37

    Imprimir


O município de Colniza, localizado na região Noroeste, a 1.065 quilômetros de Cuiabá, tem enfrentado nos últimos meses, uma onda de violência que preocupa a população, de mais de 40 mil habitantes. Há cinco meses a Polícia Civil local está sem comando. A falta de delegado resultou no aumento considerável de roubos a comércios e residências. Além disso, o crime que mais chocou a população foi o estupro e assassinato de uma menina de 12 anos, fato ocorrido recentemente na cidade.

O prefeito de Colniza, Sérgio Bastos, se reuniu hoje (27), com o secretário estadual de Segurança Pública, Célio Wilson, para reivindicar providências. O prefeito explicou que a segurança em um município com a extensão de 27.800 km2 , é prioritária. Isso sem contar que Colniza possui um distrito, a 150 km do centro da cidade, chamado Guariba, com 5 mil habitantes que também depende de policiamento. “Apesar do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar, ela sozinha não consegue conter a violência. Entendemos as dificuldades da polícia para atender todo o Estado, mas a população não quer saber e cobra é do prefeito”, disse.

O secretário Célio Wilson se comprometeu em resolver a falta de delegado em Colniza. Ele disse que estava mesmo trabalhando na busca por uma solução para a falta de comando no município, uma região de fronteira com dois estados, Amazonas e Rondônia. Segundo ele, um delegado da região de Cáceres, experiente em regiões de fronteira, está sendo designado para atuar no município. Wilson garantiu ao prefeito Sérgio Bastos que o novo delegado se apresentará ao trabalho já na semana que vem.

Distrito de Guariba

O prefeito Sérgio Bastos também esteve em audiência com o presidente do Intermat, Jair Mariano, e o Coronel da Polícia Militar, Orestes Oliveira. O prefeito quer resolver por definitivo a questão fundiária do Distrito de Guariba. Ele explica que a titulação dos lotes está toda pronta. “Foi um trabalho sério realizado pelo Intermat e a prefeitura. Mas a população parece não estar levando esse trabalho a sério”, conta o prefeito se referindo a recentes invasões ocorridas no lugar. Sérgio Bastos solicitou que o Intermat realize um trabalho de esclarecimento no distrito e junto com a PM promova uma ação para estabelecer a ordem e por fim as invasões.

O prefeito de Colniza também pediu ao governo apoio para a construção de um aeroporto no distrito e a implantação do Gefron- Grupo Especial de Fronteira, na região. “Essas medidas são necessárias também por questões de segurança”, disse.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322076/visualizar/