Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 14:23

    Imprimir


Os agentes comunitários de Saúde de Tangará da Serra intensificaram um trabalho de conscientização na região central da cidade. Conforme o dirigente do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, nos bairros foram registrados vários focos de mosquitos transmissores da Dengue. Os agentes comunitários de Saúde entregarão sacolas plásticas e panfletos informativos aos moradores.

Eles também orientarão para que sejam retirados todos os recipientes que possam acumular água, ocasionando a proliferação do Aedes Aegyti. As sacolas, com os materiais retirados pelos moradores, serão recolhidas pelo Município nesta sexta-feira a partir das 08h da manhã.

Vigilância orienta precauções contra Caramujo Africano A Vigilância Sanitária Municipal informa que o período de chuvas e o clima quente proporcionam condições favoráveis para que nessa época do ano aumente o número de caramujos africanos (Achatina Fulica). Este pode ser diferenciado de outras espécies de caramújos por possuir listras amarelo - alaranjadas e musculatura preta. O caramujo africano é transmissor de uma doença chamada Angiostrongilíase Abdominal causada por verme que pode levar as pessoas, animais domésticos e de criação a óbito, em decorrência de perfurações e conseqüente hemorragias intestinais. As medidas de prevenção e controle a serem adotadas são:

- Lavar bem as mãos antes da ingestão de bebidas e alimentos; - Coletar e exterminar o caramujo

- Evitar o acúmulo de entulhos (os entulhos são ambientes que atraem os caramujos africanos) Orientações para coleta e extermínio do caramujo africano:

- Somente pessoas adultas devem efetuar a coleta dos Caramújos Africanos, utilizando de luvas descartáveis e sacos plásticos; - Após coleta colocar os Caramújos em uma mistura de salmoura e água sanitária por um período de 3 horas, após os mesmos devem ser enterrados (nunca deve-se utilizar pesticidas para eliminação dos mesmos, pois podem contaminar os animais e o próprio homem)

Parente participa do 1o Encontro de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Parente, participa desde ontem do I Encontro dos Dirigentes Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O evento é realizado pela Associação Mato-Grossense dos Municípios, e apresenta as novas metas para o setor em 2006. O objetivo é auxiliar os municípios na definição de suas diretrizes.

“Para Tangará da Serra a importância está na busca de informações técnicas para agricultura e meio ambiente, e como somos um Município pólo, também na observação dessas informações para a implementação das políticas públicas de agricultura e meio ambiente nos municípios da região”, avalia Parente.

O dirigido a prefeitos e secretários municipais o evento debate as ações integradas entre os Governos Federal, Estado e municípios visando o fortalecimento regional. Durante o evento serão apresentadas as metas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, os projetos de gestão ambiental do Governo do Estado e o plano de fortalecimento da municipalização agrícola.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322176/visualizar/