Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 08:43
Por: ALEXANDRE FRANCO

    Imprimir


Definir o plano de ação e todos os detalhes de apoio e participação das entidades públicas e privadas mato-grossenses e regionais no lançamento do prêmio Finep Etapa Centro-Oeste, em 15 de março, em Cuiabá no auditório da Fiemt – Casa da Indústria.

Foi com este propósito que houve reunião ontem (25.01) com o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, com representantes da Secitec, Fapemat e Finep, em encontro que ficou acertada a participação de empresas e entidades nos balcões de atendimento que vão funcionar durante a realização do 3º Fórum de Inovação Tecnológica que vai preceder a cerimônia de lançamento.

Por enquanto, estão confirmados nove participantes nestes balcões, entre os quais: CNPq, INPI, Sebrae, MT Fomento e MT Gás e entre outros que estarão dando atendimento gratuito a pequenas, médias e grandes empresas prestando todo tipo de esclarecimento sobre o fomento à pesquisa no campo empresarial e industrial.

O chefe do departamento de coordenação institucional da Finep, demonstrou otimismo por Cuiabá sediar a próxima etapa Centro-Oeste em 2006, como já aconteceu há cinco anos, em 2001 com boa representatividade.

Para Cislaghi é fundamental revezar este trabalho na divulgação e na realização dos prêmios regionais, porque favorece a aproximação entre Universidade e Empresas fora do eixo entre Sul e Sudeste, levando o desenvolvimento científico para outras regiões do país mais carentes por demanda de pesquisa e inovação tecnológica.

“Este é um fator fundamental para a nossa competitividade e melhora nos índices em P&D (pesquisa e desenvolvimento). Por isso a diretoria da Finep tem dado muito valor às iniciativas de inovação no Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, salienta o coordenador.

MT e o biodiesel

Ao fazer um panorama atual sobre a realização de pesquisas e investimentos em tecnologia para Mato Grosso, Luiz Antônio Pagot, considerou como um dos grandes potenciais do estado, o programa do biodiesel. “MT tem destacado potencial agrícola para a produção do biodiesel seja com o uso da soja, do girassol, do caroço do algodão, enfim, o que estamos precisando é identificarmos num curto prazo, quais são os projetos realmente confiáveis e consistentes para disponibilizarmos recursos. MT tem verba de R$ 200 milhões para produzir até 800 mil toneladas de biodiesel”, revela Pagot.

Devido ao grande interesse nesta de produção de biocombustíveis vegetais e da própria legislação que passou a vigorar este ano, determinando que haja na composição do diesel convencional a mistura de 2% de biodiesel, e portanto, MT vindo a ser um fornecedor estratégico, Pagot solicitou que a própria diretoria da Finep dê relevância ao assunto na ocasião do lançamento em Cuiabá.

Renato Cislaghi anotou a solicitação e se prontificou a verificar com a diretoria da financiadora se já existe algum planejamento direcionado para este tema ou mesmo se há programação de edital para o setor.

Conforme avaliou o secretário adjunto Adnauer Daltro, caso este potencial se manifeste logo com a liberação destes recursos de forma racional e direcionada impulsionando definitivamente este setor do biodiesel, MT só tem a ganhar em desenvolvimento para a economia local, na geração de renda, na qualidade de vida e inclusão social que são justamente os deveres e obrigações do estado para os seus cidadãos.





Fonte: Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322299/visualizar/