Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 19:10

    Imprimir


Os advogados que defendem o ex-presidente do Iraque Saddam Hussein classificaram como "corajosa" e "ousada" a renúncia do presidente do tribunal especial que julga o ex-ditador e sete ex-colaboradores por crimes contra a humanidade. "A defesa de Saddam manifesta um grande respeito e reconhecimento ao nobre colega, o juiz Risgar Mohammed Amin, por sua corajosa e ousada postura de renunciar à Presidência do tribunal", destaca num comunicado Khalil al Delimy, chefe dos advogados de Saddam.

Khalil reagiu assim à renúncia apresentada no começo do ano por Amin, que argumentou que esta foi decorrente das pressões que sofreu, especialmente do Governo iraquiano e do Exército americano.

"O juiz Risgar recusou-se a curvar-se às ordens e às ingerências de qualquer instituição que tentasse intervir nas prerrogativas do tribunal para desviar seu andamento", acrescenta Khalil na nota.

A oitava audiência do julgamento contra Saddam Hussein e sete de seus antigos colaboradores, que deveria ter acontecido terça-feira, foi adiada para domingo.

Segundo o juiz Raid Yuhi, chefe investigador do tribunal, a sessão não pôde acontecer porque várias das testemunhas intimadas não se apresentaram por estarem na Arábia Saudita, país onde participaram da peregrinação anual muçulmana.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322389/visualizar/