Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 17:14
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Para 38 crianças moradoras do Lar da Criança, esta quinta-feira (26.01) foi um dia mais do que especial. Dando continuidade as atividades de férias da entidade, elas participaram de um dia de recreação na Escola Estadual de Educação Básica Professora Diva Hugueney de Siqueira Bastos, implantada pelo Governo do Estado no ano de 2004, no bairro Aroeira, em Cuiabá.

De acordo com a diretora da escola, Fátima Rosana Faria, a instituição faz parte do projeto “Escola Atrativa” e conta atualmente com 1,5 mil alunos matriculados. “A proposta curricular desta instituição é promover a inclusão social. Além das quatro horas normais de aula, os alunos participam de projetos sócio-educativos como natação, modalidades esportivas, coral de flauta doce, teatro, educação ambiental, além da ampliação do tempo de aprendizagem em português, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e saúde”, explicou.

E foi devido a todo este atrativo que surgiu a idéia de levar as crianças do Lar até a instituição. “Acompanhei de perto a construção desta escola e sei exatamente qual sua proposta, que é de atender crianças carentes. O Lar da Criança é uma entidade mantida pelo Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e amparada pelo judiciário. Foi isso que me fez unir as duas coisas: crianças carentes a uma escola que foi criada para beneficiá-las. Aqui encontrei total estrutura para suprir as necessidades básicas desses pequenos”, frisou a diretora do Lar, Vera Zago.

Durante o dia especial, as crianças do Lar usufruíram de tudo que a escola oferece aos alunos como uso da piscina, quadra de esportes, sala de vídeo, brinquedoteca, atividades recreativas, além de um almoço preparado com todo carinho. “A instituição colocou a disposição todos os seus professores para atender especialmente as crianças da entidade neste dia de recreação”, contou emocionada Vera Zago.

Outra boa notícia para o Lar é que dez de suas crianças já estão matriculadas na escola, que inicia o ano letivo no próximo dia 13 de fevereiro. “Conseguimos vagas para dez de nossos moradores. Eles ficarão aqui em período integral. Na parte da manhã freqüentam a sala de aula normalmente. Já no período da tarde, eles farão aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática e escolherão uma atividade recreativa para participar”, disse a pedagoga, Lucinei Martins de Oliveira.

PASSEIOS – Os passeios são comuns no Lar da Criança, que procura durante todo o ano proporcionar momentos de lazer e alegria aos moradores da casa. Já que estão em período de férias escolares, os passeios se tornam ainda mais especiais. No início do mês, 16 crianças do Lar passaram cinco dias na Chapada dos Guimarães, onde desfrutaram de todas as maravilhas do local e acrescentaram conhecimento cultural sobre a região.

“Foi uma espécie de colônia de férias que fizemos com as crianças maiores, de 06 a 12 anos. Eles fizeram caminhadas na mata, conheceram de perto todas as cachoeiras, ficaram em contato direto com a natureza. Esses meninos passam por tantos momentos de conflito, que precisam ver o lado bom da vida. Esta também é uma forma de levarem boas lembranças para quando forem reintegrados junto à família”, falou a diretora do Lar.

O passeio para a localidade recebeu total apoio do Município de Chapada de Guimarães, que ofereceu a estrutura necessária para que as crianças pudessem usufruir gratuitamente de todas as atrações da região. Inclusive, uma equipe de médicos ficou de plantão para o atendimento em qualquer caso de emergência.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322406/visualizar/