Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 14:49

    Imprimir


A fauna e a flora chapadense inspirou a artista plástica, Tuka Calgaro na concepção das obras que compõe a exposição “Estação das Flores”. A mostra está aberta ao público até o dia 5 de fevereiro, das 10 às 22 horas, com entrada gratuita, no espaço cultural do Goiabeiras Shopping.

Na exposição, o público apreciará cerca de 30 obras em acrílico sobre tela de diversos tamanhos, resultado de um ano de pesquisa que a artista fez, em meio à natureza. “Procurei observar cuidadosamente as plantas e animais de Chapada dos Guimarães, que serviram como fonte de inspiração das minhas pinturas”, enfatiza.

O estilo que a artista retrata em suas obras é marcado pela forte presença de cores quentes, das quais surge uma natureza viva e vibrante, cercada de detalhes e traços, que despertam movimentos e energias. Muitos classificam o trabalho de Tuka como “Pop Arte”. “Estou buscando minha identidade artística, ainda não posso afirmar em que estilo eu me enquadro”, explica.

Na avaliação da artista plástica e crítica de artes, Aline Figueiredo, a instalação “Involução Humana”, que é uma das obras selecionadas do 20º salão Jovem de Artes Mato-grossense, Tuka demonstra muita força expressiva e de caráter contemporâneo em seus trabalhos.

Tuka Calgaro é natural de Toledo (PR). Considerada uma artista autodidata, começou suas primeiras pinceladas aos nove anos de idade por influência de sua mãe, que já desenvolvia trabalhos na área. Com a aquarela, que a própria artista desenvolveu utilizando canetinhas e depois jogava água para reproduzir os borrões da técnica, ela foi se aprimorando.

A artista plástica já passou pelo abstrato, pontilhismo e hoje ela se enquadra na técnica que ela denomina “estilo Tuka”. Suas aptidões artísticas foram lapidadas na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, onde cursou Desenho e Plástica, por quatro anos, faltando apenas um para concluir.

Nesta fase, ela utiliza a técnica do acrílico sobre tela, e produz esculturas. Começou a viver somente de arte há um ano, apesar do retorno financeiro e do reconhecimento profissional ser mais demorado. “Participei do Salão Jovem Arte com uma instalação denominada “Involução Humana”, na qual comecei com uma escultura de busto, que foi evoluindo através de outras obras até chegar na escultura apenas de uma cabeça humana.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322454/visualizar/