Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 09:49

    Imprimir


O secretário de Governo do município de Cáceres José de Assis Guaresqui informou que a água consumida pela população local está dentro dos padrões de qualidade, apesar da cor escura apresentada nos últimos dias, decorrente do fenômeno conhecido como “dequada”, que ocorre todos os anos neste período

Durante reunião com os vereadores o secretário explicou como a Prefeitura está administrando a SAEC –Serviço de Água e Esgoto de Cáceres, que o município assumiu no início de janeiro, após o término do contrato com a Companhia da Água. “Mantivemos todo o quadro funcional e a estrutura herdada. Estamos, portanto, fazendo o mesmo serviço. Acontece que assumimos no período crítico, que são os três primeiros meses do ano. Este ano, a dequada está mais intensa, devido às chuvas terem sido mais volumosas. Por isso, a água está sendo tratada com produtos químicos especiais, além de estar recebendo cloro e flúor. A água não está límpida, como todos gostariam, mas está apta ao consumo. A população pode ficar tranqüila. O sistema de abastecimento está funcionando como sempre funcionou”.

Cáceres, com 85 mil habitantes, tem 15 mil ligações de água, número que precisa ser duplicado. “A última reforma aconteceu em 96, quando eram 11 mil ligações. De lá pra cá, as ligações não cresceram em número suficiente e não atendem a demanda. O sistema é antigo, precário. E mudar este quadro é a proposta da SAEC, ampliar e melhorar os serviços. Para isso, está sendo feito o planejamento necessário”. O passo inicial, segundo o secretário, é manter o índice de qualidade dos serviços, com melhorias progressivas, “pois agora, através de uma autarquia, o serviço tem condições de captar recursos públicos além de direcionar a receita para a ampliação do sistema”.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322749/visualizar/