Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 09:29

    Imprimir


A Assembléia Legislativa de Mato Grosso deu um passo importante para abrir o sinal de transmissão da TV Assembléia (Canal 36), em canal aberto. A abertura é uma das justificativas que embasaram a assinatura de um convênio de cooperação técnica feita pelos presidentes do Legislativo estadual e federal, Silval Barbosa (PMDB) e Aldo Rebelo (PC do B), respectivamente.

O deputado Silval Barbosa afirmou que o acordo será fundamental para que a Assembléia Legislativa esteja mais próxima da sociedade. Além desse convênio, o parlamentar adiantou que outras parcerias estão sendo estudadas com o Senado e também com a Universidade Federal de Mato Grosso.

“Esse é um passo fundamental para fortalecermos a interação com a sociedade. É preciso abrir a Assembléia para que a população saiba como os trabalhos são desenvolvidos pelos parlamentares, não apenas nas sessões plenárias, mas também durante audiências públicas e reuniões das Comissões Permanentes”, destacou.

A deputada Tetê Bezerra (PMDB) afirmou que o processo de transformar a TV/AL em canal aberto já tramita há dois anos no Ministério das Comunicações e que a ação está na fase final de conclusão.

“Estamos aguardando a volta do ministro Hélio Costa que está em viagem ao exterior, para retomar a definição a solicitação feita pela Assembléia Legislativa. Deferido pelo ministro o processo será encaminhado ao presidente Lula e depois ao Congresso Nacional. Por isso esperamos que em 2006, o processo esteja concluído”,destacou Tetê Bezerra.

Aldo Rebelo se comprometeu junto aos deputados estaduais e federais em agilizar o processo de abertura do canal, via satélite para todo o Mato Grosso. O parlamentar também elogiou a iniciativa da Assembléia Legislativa,em tornar a TV/AL num espaço importante de interação com a sociedade.

“Já conversei com a Secom da Câmara para formatar um documentário contando a história de Mato Grosso. Este vai ser o nosso primeiro ato. Não podemos deixar de contar a história de um Estado tão importante para o Brasil e para o mundo”, destacou Aldo Rebelo.

O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) disse que com a abertura dos sinais da TV/AL será imprescindível à sociedade acompanhar as ações de cada parlamentar. Riva destacou ainda que a AL trabalha para que a abertura do sinal seja feita ainda este ano.

“Esse processo é bastante lento e demorado. A matéria já está no Ministério das Comunicações a muito tempo. O nosso pedido está encontrando entrave na burocracia, mas espero que seja resolvido. Agora com a promessa do presidente da Câmara em intermediar a aprovação do sinal aberto para a TV/AL, o nosso sonho e da população será realizado”, observou Riva.

O secretário de imprensa da Assembléia Legislativa, Osmar de Carvalho, vai estar em Brasília está semana para discutir com Secom da Câmara dos Deputados a forma de produção do documentário sobre a história de Mato Grosso.

“Esse é primeiro passo e o primeiro fruto desse convênio. Porém, várias atividades jornalísticas já estão sendo estudadas em conjunto pelos dois Parlamentos. A TV/Câmara tem uma vasta programação jornalística e aquilo que for de interesse da sociedade mato-grossense será transmitida pela TV/AL”, destacou Osmar de Carvalho.

Todos os oito deputados Federais estiveram presentes prestigiando a assinatura de cooperação e se comprometerão em agilizar o mais rápido o processo de abertura do sinal via satélite da TV/AL para todo o Mato Grosso. Estiveram presentes os deputados Wellinton Fagundes (PP), Pedro Henry (PP), Celcita Pinheiro (PFL), Ricarte de Freitas (PTB), Thelma de Oliveira (PSDB), Carlos Abicalil (PT) e Lino Rossi (PP).

Representando o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), a vice-prefeita Jacy Proença (PMDB). Dos deputados estaduais presentes à solenidade estavam Humberto Bosaipo (PFL), Eliene Lima (PP), Zeca D’Ávila (PFL), Vera Araújo (PT) e Carlos Brito (PDT).





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322767/visualizar/