Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 09:19

    Imprimir


Em 2005 a cultura mato-grossense ganhou maior destaque. Um dos fatores que contribuiu para essa ascensão cultural foi a iniciativa da Assembléia Legislativa em apoiar os artistas da terra e mostrar os seus trabalhos em âmbito nacional e internacional, como aconteceu em Washington, nos Estados Unidos, quando os artistas mato-grossenses tiveram a oportunidade de mostrar as raízes culturais da região na Quinzena Cultural. Outra novidade é o Espaço Cidadania da Casa, agregado ao saguão principal – um espaço amplo e moderno, ideal para a realização de eventos e exposições que contemplam o trabalho cultural.

A novidade pôde ser apreciada pela sociedade cuiabana durante a 1ª Noite Cultural, realizada pela Sala da Mulher e Instituto Memória. Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social, deputado Humberto Bosaipo (PFL), a iniciativa da Assembléia será sempre divulgar a arte e cultura do Estado. Ele lembra também que lançamentos de obras literárias e eventos culturais estão sendo divulgados e apoiados com mais ênfase pelo Legislativo.

“Nos últimos anos a Assembléia fortaleceu mais essa área, porque o Estado precisa preservar sua cultura”, lembrou o parlamentar. Outro evento cultural importante que a Assembléia apoiou foi o Encontro do Fórum Estadual de Política Cultural de Mato Grosso, com patrocínio da Casa, Secretaria de Cultura do Estado e Associação dos Municípios.

De acordo com o primeiro-secretário da Assembléia, deputado José Riva (PP), o objetivo é criar uma metodologia para discutir propostas de política cultural do Estado com uma visão participativa e divulga-la para o país. “Entendo que é importante divulgar a cultura mato-grossense e, conquistar novos espaços. A Assembléia não possui orçamento político, mas procura dentro do possível trabalhar para mostrar a cultura regional para o país, através de eventos promocionais”, destacou Riva. O deputado lembrou que o evento realizado em Washington, mostrou a beleza cultural de Vila Bela. O grupo de Chorado representou o município, através de danças.

Personalidades das artes e profissionais liberais notabilizados por ações em seus segmentos, num misto de cores e sons do pantanal, se uniram com o propósito de mostrar ao mundo suas riquezas naturais e a importância do Estado para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental em prol da humanidade.

Para promover eventos culturais e lançamentos de obras literárias, a nova sede da Assembléia possui um espaço amplo e moderno, onde os artistas regionais apresentam os seus trabalhos. A nova sede oferece conforto e comodidade para a realização de eventos que valorizam a cultura mato-grossense.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322772/visualizar/