Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 06:40
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Para o período pré-carnavalesco deste mês de fevereiro, o MT-Hemocentro lança campanha de conscientização que pretende suprir os hospitais e Prontos Socorros de estoque de sangue para atender os estabelecimentos de saúde durante este período. A campanha será lançada no dia 13 de fevereiro, a partir das oito horas da manhã, na Praça da República.

Nos períodos festivos, os estoques de sangue ficam mais baixos, daí a necessidade da realização de campanhas para atender toda demanda e fortalecer os estoques. “É necessário que se façam campanhas para esse período devido as grandes concentrações populares que podem provocar acidentes e ocorrências policiais violentas que fazem com que os hospitais requisitem grandes quantidades de sangue para socorrer as vítimas”, enfatizou a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabanne. A campanha prossegue até o dia 24 de fevereiro.

“Denominamos de período pré-carnavalesco para a coleta de sangue, em campanhas, porque as doações de sangue só poderão ser feitas apenas no período que antecede ao carnaval pois um dos requisitos para que o doador seja aceito é de que não tenha ingerido bebida alcoólica por um período de 24 horas antes da doação”, disse Rabanne. Durante os dias da campanha a unidade móvel de captação de sangue do MT Hemocentro ficará na Praça da República das oito horas da manhã às cinco horas da tarde, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, o atendimento será de oito horas da manhã ao meio-dia. O Pronto Socorro de Cuiabá, na Rua General Vale, também funcionará como unidade coletora de sangue, inclusive aos sábados e feriados. Além desses locais, as doações de sangue poderão ser feitas no próprio MT Hemocentro (à Rua Treze de Junho, 1.055, no Porto) das 8 horas da manhã às cinco horas da tarde e em Várzea Grande.

A diretora Eliana Rabanne, disse que o papel do MT Hemocentro é equipar e suprir os bancos de sangue com produto de qualidade, garantindo a realização de exames que atestem a segurança do sangue. Além disso, o MT Hemocentro é o órgão responsável pela qualidade do sangue das Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) espalhadas pelos vários municípios do Estado, das Agências Transfusionais (ATs) e por dar treinamento técnico do pessoal.

VANTAGENS - O doador de sangue recebe sem qualquer custo, resultados de exames de HIV, de doença de Chagas, de hepatite B e C, de HTLV 1 e 2, de Malária e de Fator RH. Esses exames serão entregues diretamente na residência do doador num período aproximado de cinco dias após a doação.

QUEM PODE DOAR – Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos, tenham boa saúde, não sejam portadores de doenças transmissíveis, não sejam hipertensos e que tenham idade entre 17 e 65 anos. No ato da doação o doador deverá apresentar um documento de identidade. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres podem fazer a doação de três em três meses. Doações de sangue precisam ser feitas constantemente, respeitados os intervalos mencionados, porque o sangue coletado tem validade de uso.

“Doar sangue, como todos sabem, não dói, não faz mal, não causa fraqueza, e o doador está contribuindo para salvar não apenas uma, mas três vidas quando faz a doação”, lembrou Eliana Rabanne. Ela se referia ao fato de que, de uma doação se colhe, também, plasma e plaquetas sanguíneas o que torna possível que o material do doador seja ministrado a três pessoas que dele precisam para sobreviver.

DADOS 2005: A hemorrede de Mato Grosso é coordenada pelo MT- Hemocentro. Em 2005 a Hemorrede recebeu 44.732 doações de sangue, sendo que 24.662 (55%) do interior. Isso possibilitou a produção de 99.155 bolsas de hemocomponentes utilizadas em 34.972 transfusões, destas 50% no interior do Estado.

Para garantir a qualidade do sangue coletado foram realizados cerca de 750 mil exames laboratoriais.

A Hemorrede conta com 18 Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) e 30 agências Transfusionais, responsáveis por 17.580 transfusões em 2005.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323072/visualizar/