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Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 16:59

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Em visita ao call centrer da Teleperformance, empresa que presta serviço de telemarketing a Brasil Telecom, o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira, em companhia do diretor da Brasil Telecom, José Sampaio Medeiros, acompanhou as atividades desenvolvidas pela empresa.

Na central de atendimento, localizada na Avenida Barão de Melgaço, em Cuiabá, 241 funcionários prestam serviços aos clientes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Sendo que 52% dos funcionários são portadores de necessidades especiais.

De acordo com o coordenador de vendas operacionais da Teleperformance, Adriano Santana da Silva, todos os funcionários são treinados a terem perfil de vendedores dinâmicos e criativos. “Não existe nenhuma diferença do profissional com deficiência física em relação ao que não apresenta nenhuma necessidade especial”, disse Adriano.

O coordenador administrativo e financeiro da Teleperformance, Thopson Amaral, afirma que os funcionários estão empenhados a atingir a meta mensal da empresa que é 30.606 mil clientes das empresas filiadas a Brasil Telecom.

No local, os consultores de vendas, como são chamados, oferecem aos clientes da Brasil Telecom, seis tipos de serviços: Secretária Eletrônica (onde as chamadas não atendidas são armazenadas); Identificador de Chamada; Chamada em Espera; Conferência (três pessoas podem falar ao mesmo tempo); Siga-me (transferência da ligação para outro telefone convencional ou até mesmo celular) e o SOS fone (problemas na rede de telefonia).

O serviço criado pelo Secretário João Vieira, quando exercia o cargo de diretor Administrativo e Financeiro da antiga Telemat, hoje é responsável pela geração de emprego e renda para centenas de pessoas, inclusive as que estavam marginalizadas no mercado de trabalho, como é o caso dos deficientes. ”Em 1997, oitenta telefonistas faziam o atendimento 24 horas dos números 102 e 103. A partir daí, iniciamos a qualificação para que elas fossem transferidas para o serviço administrativo”, frisou Vieira. O secretário afirmou que em 1998, após a privatização da Telemat, os serviços foram transferidos para Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

João Vieira ressaltou que após muita luta, inclusive dos próprios deficientes, que se viram sem opção de trabalho, o serviço retornou para Cuiabá.

O diretor da Brasil Telecom em Mato Grosso, José Sampaio Medeiros, disse que atualmente a empresa prestadora de telemarketing, é isenta do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) devido ao benefício oferecido pelo Prodec ( Programa de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá). Recentemente o governo Wilson Santos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, criou o Pró-Cuiabá, que substituirá o Prodec. O programa busca atrair empreendimentos por meio da concessão de benefícios fiscais.

As empresas que se interessarem em realizar novos investimentos em novas plantas produtivas no município, bem como, as já instaladas e que realizarem ampliação e/ou reforma, poderão ser beneficiadas com redução ou isenção dos seguintes impostos, taxas e emolumentos: Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU, incidente sobre o imóvel objeto do investimento; Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, incidente sobre a aquisição do imóvel no qual será implantado o empreendimento; Imposto sobre serviços de qualquer natureza ISSQN; taxas e emolumentos referentes aos atos administrativos necessários à regularização do projeto, implantação e funcionamento do empreendimento.

José Sampaio Medeiros ressaltou que no final deste mês, vence o termo de acordo em que a Prefeitura de Cuiabá renuncia ao ISSQN da empresa de telemarketing. O diretor da Brasil Telecom afirmou ainda que caso não seja renovado o benefício, a empresa deve ser transferida para outro estado, por oferecer mais condições fiscais. “Já recebemos várias propostas de renuncia fiscal”, disse Medeiros. Ele acrescentou ainda que o serviço de call center pode ser ofertado pela empresa em qualquer cidade do país.

De acordo com o secretário João Vieira, é grande o alcance social do projeto desenvolvido pela empresa Teleperformance, de incluir os portadores de necessidades especiais ao mercado de trabalho. Vieira afirmou ainda que para renovar os incentivos fiscais, a empresa terá que se adequar às novas exigências do Pró-Cuiabá.





Fonte: Diario de Cuiabá

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