Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 15:32

    Imprimir


Dois focos de raiva animal foram registrados em duas chácaras no município de Cáceres (distante 224 quilômetros da capital). A comunidade fica a 12 quilômetros de centro urbano, na margem direita da BR-174. Técnicos da Vigilância Sanitária do município se deslocaram até as propriedades, fizeram o encaminhamento das pessoas que tiveram contato com os animais infectados a uma unidade de saúde, para tomarem a vacina e efetuaram a vacinação de todos os animais domésticos.

Na chácara São Sebastião, apenas o proprietário Sebastião dos Santos teve contato com os animais, uma vaca e um porco que morreram em decorrência da doença. Na chácara vizinha, Estância Paraíso, outra vaca morreu e três pessoas foram encaminhadas ao médico. Técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), já estiveram no local e notificaram os proprietários a vacinarem todo o rebanho.

A transmissão da doença para humanos se dá através da saliva do animal infectado. O tratamento, que impede a progressão do vírus, é a aplicação de cinco doses da vacina. A raiva animal é transmitida através da mordida do morcego hematófogo, comum nas regiões de morraria de Cáceres. No início de janeiro, o Indea também detectou um foco de raiva no município de Diamantino.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323617/visualizar/